GNR deteta abate ilegal de centenas de sobreiros em Grândola

GNR deteta abate ilegal de centenas de sobreiros em Grândola

Perto de 300 sobreiros secos e verdes foram abatidos ilegalmente no concelho de Grândola, distrito de Setúbal, revelou hoje a GNR, que remeteu os factos para o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

De acordo com um comunicado do Comando Territorial de Setúbal, o “abate massivo de sobreiros secos e verdes”, num total de 372 árvores, foi detetado, na última sexta-feira, durante uma ação de fiscalização dos militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Grândola.

Durante a ação, que decorreu na Herdade das Silveiras de Baixo, em Grândola, “o responsável pelo abate” dos sobreiros “garantia que tinha licença para o efeito, mas que não a tinha no local, tendo os trabalhos sido suspensos”.

No mesmo comunicado, a GNR, indicou que a empresa, apresentou na terça-feira, “uma licença válida para abate de 82 sobreiros secos”, confirmando-se assim “o abate ilegal de 290 sobreiros, dos quais 135 em estado vegetativo (verdes)”.

À agência Lusa, fonte da GNR indicou que foram elaborados os respetivos autos de contraordenação associados às infrações observadas e remetidos ao ICNF para averiguação do valor das coimas a aplicar.

No comunicado, a GNR recorda que o sobreiro Quercus suber é uma espécie protegida ao abrigo do Decreto-Lei nº 169/2001, de 25 de maio, “carecendo de licença do ICNF todas a ações que incindam sobre o mesmo”.

Comente este artigo
Anterior O que é que este gado vai comer hoje?
Próximo CAP em audição com parlamentares do PS sobre contratos de muito curta duração

Artigos relacionados

Últimas

Por ocasião do Dia Internacional da Luta Camponesa a CNA afirma: Portugal precisa da Agricultura Familiar

A CNA realiza esta Conferência de Imprensa integrada na comemoração do Dia Internacional da Luta Camponesa (que se assinala amanhã, 17 de Abril), data de grande significado para a […]

Nacional

Azeite e Olivicultura: COI atribui bolsas para doutoramento

O Conselho Oleícola Internacional vai atribuir quatro bolsas de estudo para estudantes de douramento em olivicultura e tecnologia do azeite a […]

Últimas

Feira Internacional da Cortiça vai decorrer em formato online – 27 a 30 de maio

A FICOR – Feira Internacional da Cortiça resiste e regressa em formato predominantemente online, mantendo os motivos de interesse e as temáticas científicas, empresariais e lúdicas […]