Valpaços acolhe momento de apresentação/divulgação da Gala da Castanha
No dia 04 de novembro de 2024, pelas 15:45h (após realização de uma mesa redonda em direto para a TSF) acontece no município de Valpaços, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Valpaços, mais um momento de apresentação divulgação da Gala da Castanha. Nesta ocasião, serão apresentados os detalhes da Gala, num momento de partilha e valorização da Castanha Portuguesa, que contará com o apoio do Município de Valpaços.
É no concelho de Valpaços, mais precisamente na Serra da Padrela, que se situa a maior mancha de castanha judia da Europa, sendo paralelamente um dos principais centros de produção de castanha de Portugal e onde se pode encontrar a maior mancha contínua de castanheiros de toda a Península Ibérica. Aqui encontram-se as variedades de castanha judia (predominante), longal, lada e cota.
São ao todo mais de 3700 hectares de soutos, divididos por quase 2000 produtores nas 18 localidades do concelho de Valpaços que fazem parte da DOP “Castanha da Padrela”.
A Castanha Portuguesa
A cultura da Castanha Portuguesa, que durante séculos alimentou gerações, está a transformar-se num símbolo de inovação e de sustentabilidade. Cada castanheiro plantado representa um compromisso com a terra e com o futuro, enfrentando os desafios como as alterações climáticas ou o mercado global. Esta cultura, que outrora se resumia a uma tradição sazonal, está agora a reinventar-se.
Promovida pela REFCAST – Associação Portuguesa da Castanha, a Castanha Portuguesa, comunidade que visa promover e celebrar um dos maiores símbolos da tradição agrícola nacional, vai organizar diversas iniciativas com o objetivo de valorizar um setor com elevado impacto económico, cultural e gastronómico.
O primeiro grande evento que pretende assinalar a importância desta cultura é a Gala da Castanha. A ter lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto a 30 de novembro de 2024, a gala pretende reunir produtores, empresários, artesãos, gastrónomos, investigadores e demais interessados nesta cultura.
Organizado pela REFCAST, o evento será um ponto de encontro entre o passado e o futuro.
Durante o evento, que visa posicionar a castanha como uma das culturas agrícolas com maior potencial de crescimento no país, serão reconhecidos os projetos que estão a transformar a Castanha Portuguesa nos domínios da comunicação, cultura, inovação agroalimentar, gastronomia e governança.
Candidaturas aos Prémios da Gala da Castanha Portuguesa
As candidaturas aos prémios da Gala da Castanha 2024 já estão abertas. Para mais informações, os interessados deverão consultar o regulamento e as diferentes categorias a concurso em: https://castanhaportuguesa.pt/candidaturas-a-premios/
A candidatura dever ser submetida, através de um formulário, até ao dia 06 de novembro. Os vencedores serão revelados na primeira edição da Gala da Castanha, o momento alto de celebração da fileira da castanha.