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– 31-10-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Freixo de Espada � Cinta: Concelho � sede de marca comum de áreas protegidasFreixo de Espada � Cinta, Bragan�a, 30 Out A rec�m-formada associa��o será apresentada teráa-feira em Freixo de Espada � Cinta, e resulta de um projecto lan�ado em 2004, que envolve os parques naturais de Montesinho e Douro Internacional, no distrito de Bragan�a, do Alv�o, no distrito de Vila Real, e o Parque Nacional da Peneda-Ger�s, no Minho. O projecto integra ainda associa��es de desenvolvimento rural e tem como finalidade lan�ar uma marca que funcione como um "chap�u" comum a toda a regi�o, para promover a oferta tur�stica. O Instituto para o Desenvolvimento Agr�rio da Regi�o Norte (IDARN) lidera esta iniciativa financiada pela União Europeia, através do programa "Equal", que pretende transpor para Portugal um modelo j� em vigor em 30 parques de outros países europeus, nomeadamente de Fran�a e de Espanha. Os parceiros deste projecto decidiram localizar a sede da associa��o em Freixo de Espada � Cinta, que faz parte do Parque Natural do Douro Internacional, por ser um "concelho não central e com caracterásticas marcadamente rurais", segundo uma nota divulgada. O presidente da c�mara local, Jos� Santos (PS), mostrou-se satisfeito com a escolha para "centro de decisão" do seu munic�pio, o mais pequeno e isolado do Nordeste Transmontano, com pouco mais de quatro mil habitantes. A nova associa��o, que abrange quatro áreas protegidas localizadas em treze concelhos de cinco distritos (Bragan�a, Braga, Viana do Castelo, Guarda e Vila Real), vai tentar conquistar novos mercados. A comissão instaladora j� foi constitu�da e tem seis meses para elaborar regulamentos, formalizar a adesão dos s�cios e preparar as elei��es dos corpos sociais que v�o executar o projecto. "Parques com Vida" � a marca com que passar�o a ser promovidos os produtos regionais certificados e toda a oferta tur�stica dos quatro parques, com um total de 38 produtos com Denomina��o de Origem Protegida (DOP) ou Indica��o Geogr�fica de Proveni�ncia (IGP). O objectivo � trabalhar o turismo e a anima��o tur�stica, o artesanato, a agricultura e o ambiente, aproveitar os recursos existentes e conseguir entrar em mercados, nomeadamente estrangeiros. Segundo os promotores, esta estratégia não vai dissolver a imagem de marca j� criada em torno de v�rios produtos certificados como as carnes, o fumeiro ou o mel, mas dar-lhe mais evid�ncia. O projecto � apoiado por v�rios organismos governamentais, designadamente o Instituto de Conserva��o da Natureza (ICN).
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