Fogo em Valongo dominado e trânsito na A 41 normalizado

Fogo em Valongo dominado e trânsito na A 41 normalizado

A Autoestrada 41 (A41) está cortada no sentido Porto-Penafiel, ao quilómetro 22, em Alfena, na sequência do incêndio que lavra em Valongo desde as 12h27 e mobiliza 178 operacionais e seis meios aéreos, adiantou à Lusa fonte da GNR.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio, com duas frentes ativas, mobilizava, pelas 17h30, 178 operacionais, apoiados por 49 veículos e seis meios aéreos.

O incêndio em Alfena, no concelho de Valongo, está “descontrolado” devido às “fortes rajadas de vento”, disse hoje à Lusa o comandante operacional municipal.

Segundo Delfim Cruz, o fogo, que começou hoje às 12h27 em Alfena, “já passou para Valongo, no distrito do Porto, seguindo em direção à Quinta Rei, onde estão sediados meios da Afocelca”, empresa parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Apesar da progressão do fogo, o responsável referiu que não há habitações em risco.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos vai terminar às 23:59 de hoje, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Rádio Renascença .

Anterior Incêndio em Odemira com duas frentes ativas mobiliza mais de 220 operacionais
Próximo Trovoadas severas

Artigos relacionados

Últimas

The Navigator Company rejeita existência de dívidas da Portucel Moçambique

A Navigator negou hoje que a Portucel tenha dívidas para com empresas de capitais sul-africanos zimbabueanos, ou outras, após as acusações de um consórcio que se diz credor, […]

Sugeridas

(Desas)sossego em 2017 – Editorial de Teresa Silveira + Suplemento Agrovida

“Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já não o tenho”, escreveu Fernando Pessoa no ‘Livro do Desassossego’. […]

Últimas

Município de Reguengos de Monsaraz promove seminário sobre “Saúde e Bem-estar Animal – Novos Desafios” – 23 de novembro

“Saúde e Bem-estar Animal – Novos Desafios” é o tema do seminário que o Município de Reguengos de Monsaraz […]