A FNA 23 – Feira Nacional de Agricultura / Feira do Ribatejo, certame que decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, até ao próximo dia 11 de junho continuou hoje a debater questões do mundo agrícola e recebeu visitas da Comissão de Agricultura e Pescas, do Presidente da Iniciativa Liberal, Rui Rocha e dos Presidentes da CIP e CTP.
A Comissão de Agricultura e Pescas esteve presente hoje na Feira Nacional de Agricultura e visitou o evento, contactou com várias empresas e expositores e tomou conhecimento da realidade do sector.
O líder da Iniciativa Liberal marcou presença no certame porque a “agricultura é muito importante para o país e o coração da produção agrícola em Portugal está na FNA 23.”
“O sector agrícola deve ter um tratamento adequado, é um sector que quer investir e modernizar-se. Um licenciamento pode demorar dois, três anos. Isso não é aceitável. Há muitos atrasos na aprovação de projetos, quando Portugal precisa muito de investimento. Quando saí da Comissão Parlamentar de Agricultura, em janeiro, havia 1.200 milhões de euros do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) para executar.”, acrescentou.
Rui Rocha destacou também a questão da seca “que é estrutural e que se combate com investimento no regadio, em barragens, e em sistemas que levem a água onde é necessária”.
Presidentes da CIP e CTP na Feira Nacional de Agricultura
Os Presidentes da CIP – Confederação da Indústria Portuguesa e da Confederação do Turismo de Portugal, Armindo Monteiro e Francisco Calheiros, respetivamente, estiveram hoje presentes no evento afirmando que “a FNA 23 é uma mostra extraordinária do que se faz na agricultura.”
Conversas de Agricultura
Ao longo do dia foram vários os debates que decorreram no âmbito do ciclo “Conversas de Agricultura”.
Na Conferência organizada pela CAP e OCC discutiu-se a “sustentabilidade na gestão da atividade agrícola na era digital”. O IVA Zero, a Agenda do Trabalho Digno e os apoios da política agrícola comum foram tópicos abordados durante o debate.
A forma como os Regimes Ecológicos estão a ser implementados nos países da União Europeia, foi o mote para a realização da conferência “O primeiro ano de aplicação dos Regimes Ecológicos nos diferentes Estados Membros”, promovida pela CAP.
No seminário “A circularidade das explorações pecuárias”, também organizado pela PAC, o objetivo foi apresentar formas alternativas de energia e minimizar os impactos ambientais destas empresas.
Realce ainda para o colóquio “Sistemas de Agricultura e Precisão no Sector Vitivinícola” organizado pela Inova * e que teve como objetivo discutir a redução do impacto da produção de uva no ambiente e qualidade do ar.
Animação na FNA 23
A FNA 23 também é uma festa e hoje não foi exceção. As demonstrações de toureio estiveram a cargo das Escolas do Montijo e da Azambuja, enquanto os Treinos de Forcados foram promovidos pelo Grupo de Forcados Amadores de Beja e Montemor-o-Novo.” A nível musical, destaque para o Quarteto Nelson Pisco, de Santarém.
Amanhã, 7 de junho, é o Dia do Município de Santarém e da Golegã. Espera-se um dia muito animado com produtores locais no stand de Santarém e várias atividades como atuações de grupos e bandas musicais, espetáculos de acordeão, danças com ranchos folclóricos, malabarismos, ginástica acrobática, entre outras atividades num dia recheado de iniciativas.
Na área do debate e reflexão realce para a Conferência Global de Avicultura, organizada pela ANAPO e para o colóquio “A Aplicação dos Planos Estratégicos da PAC em Portugal e Espanha”, promovida pela CAP.
Fonte: FNA