Floresta pode ser “enorme oportunidade” para o país – Navigator

Floresta pode ser “enorme oportunidade” para o país – Navigator

O presidente da Comissão Executiva da Navigator defendeu hoje, em Lisboa, que a floresta pode ser uma “enorme oportunidade” para o país, acrescentando que são necessárias espécies de crescimento rápido para a fixação de carbono.

“A floresta pode ser uma enorme oportunidade para o país. Portugal tem 35% de floresta e está aquém do seu potencial florestal”, apontou António Redondo, na Cimeira Económica e Comercial Transatlântica, organizada pela Câmara do Comércio Americana em Portugal.

Este responsável da Navigator disse que, perante uma emergência climática, é preciso fixar carbono, nomeadamente, através das espécies de crescimento rápido, como o eucalipto globulus.

António Redondo classificou esta espécie como “absolutamente extraordinária”, acrescentando que está naturalizada em Portugal há quase 200 anos e que só está presente em cinco lugares, a nível mundial.

O presidente da Comissão Executiva da papeleira reconheceu que esta árvore está associada aos incêndios florestais, mas ressalvou que “mais de metade” da área que arde corresponde a matos e pastagens sem culturas.

“Quando bem gerida pela indústria, a floresta arde 10 vezes menos”, referiu.

Comente este artigo
Anterior Apreendidas 1.200 toneladas de pesticidas ilegais em operação internacional
Próximo Pior seca dos últimos 40 anos atinge Madagáscar que tem milhões a passar fome

Artigos relacionados

Últimas

Equipa de sapadores florestais de Vinhais com salários e subsídios em atraso

A equipa de dez sapadores florestais da Associação Arbórea de Vinhais, no distrito de Bragança, tem salários e subsídios em atraso, como confirmou hoje a entidade empregadora depois de a questão ser levantada pelo Bloco de Esquerda (BE). […]

Eventos

Produção de canábis em Portugal – 26 de maio

Gostavas de saber mais sobre a produção de canábis em Portugal? Em que condições se realiza e de que forma se processa a industrialização do […]

Sugeridas

Lumiar é +BIO!

Dia 7 de Julho, a partir das 10 horas, a AGROBIO em cooperação com a Câmara Municipal de Lisboa convidam a conhecer o renovado Mercado do Lumiar + Bio. Trata-se do primeiro mercado biológico diário da cidade de Lisboa, resultado de uma parceria entre o Município, a Junta de Freguesia do Lumiar e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica. […]