A Fitosistema anunciou que o fungicida Intuity Pro passa a poder ser usado para o controlo da antracnose em amendoeiras. Este produto foi lançado no mercado nacional no início de 2025, direccionado para o controlo da moniliose em pessegueiros, nectarinas, cerejeiras, ameixeiras e damasqueiros.

O Intuity Pro tem uma nova substância activa, a mandestrobina, «uma estrobilurina, que inibe a respiração mitocondrial nas células do fungo – grupo QoI (FRAC 11)», explica a empresa. A Fitosistema indica que este fungicida « possui actividade preventiva, curativa e anti-esporulante, mas é essencialmente preventivo».
Segundo a empresa, o Intuity Pro (AV 2320) «caracteriza-se por ter alguma penetração nas folhas, por mobilidade translaminar e por difusão lateral» e é «resistente à lavagem da chuva (duas horas)». A Fitosistema destaca ainda que este fungicida apresenta «excelente eficácia contra a antracnose no amendoal» e constitui «uma nova ferramenta para a gestão dos fenómenos de resistências».
Este produto foi desenvolvido pela empresa espanhola Kenogard e é representado no mercado nacional pela Fitosistema. Pode consultar aqui a ficha técnica do Intuity Pro e aqui um documento com informações sobre o uso em amendoeiras.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.














































