O Festival do Azeite Novo realiza-se no mercado municipal de Évora, nos dias 9 e 10 de dezembro, e inclui stands de produtores, conferências, visitas de campo, provas de azeites e showcooking. O evento é organizado pelo CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo e tem apoio da Câmara Municipal de Évora.
O objetivo da iniciativa é promover e divulgar os azeites do Alentejo recém produzidos na campanha 2023/2024, o consumo de azeite de qualidade e o conhecimento sobre o produto, sensibilizando o público em geral e os restauradores para a importância do consumo de azeite enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica. O festival pretende também evidenciar o azeite enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo, onde é rei da gastronomia e sinónimo de tradição.
Em paralelo, os restaurantes de Évora vão disponibilizar de 4 a 10 de dezembro, um prato dedicado ao evento e feito com Azeite do Alentejo, sendo ainda divulgada uma carta digital com toda a informação sobre os restaurantes aderentes, os pratos e os azeites disponíveis.
Sedeado em Moura, o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo nasceu em 1999 e é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo dinamizar e promover os sectores oleícola e olivícola nacionais, no geral, e do Alentejo, em particular. Além de 25 produtores, tem entre os seus associados instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades. Mais informação aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.