A edição deste ano da Festa da Vinha e do Vinho começa, na terça-feira, em Borba, com a participação de cerca de 70 expositores, com destaque para os produtores do Alentejo, revelou hoje a câmara municipal.
O certame dedicado ao vinho e à vinha, que recebe habitualmente milhares de visitantes naquela cidade do distrito de Évora, vai decorrer até ao dia 16, no pavilhão de eventos, com entrada livre, para promover sobretudo os vinhos do Alentejo, com a participação de produtores que apresentam as suas marcas para degustação e venda.
A festa, a inaugurar às 10:00 de terça-feira, serve de apresentação do vinho novo dos produtores locais pelo São Martinho e, segundo o município, está “garantida muita animação e convívio”, durante os seis dias.
De acordo com a organização, o evento, que integra a programação da Cidade do Vinho 2025, pretende contribuir para o desenvolvimento do concelho e da região e oferece aos visitantes um programa de animação, gastronomia, provas de vinhos, produtos regionais e artesanato.
A Cidade do Vinho 2025 é um título partilhado pelos municípios de Borba, Estremoz, Redondo, Vila Viçosa e Alandroal, todos no distrito de Évora, com o mote “Vinhos da Serra d’ Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”.
Espetáculos musicais, animação de rua, cante alentejano, dança, Concurso Regional do Rafeiro Alentejano, colóquio técnico, folclore, atividades desportivas e fogo-de-artifício são atrativos do evento.
O cartaz musical, com entrada livre, é um dos destaques do programa e integra as atuações do grupo Adiafa, na terça-feira, Monda, no dia seguinte, fadistas do concelho e Marco Rodrigues, no dia 13, Nelson Freitas (14), Vizinhos (15), ficando o encerramento a cargo do grupo Sons do Minho, no dia 16.
O programa inclui ainda, atuações de dj´s, o arraial de São Martinho, no dia de abertura, a partir das 18:00, o circuito das tascas, no dia 15, a partir das 11:00, animado pelos grupos Garridos e Fora d´Horas, e o cortejo “Da Vinha à Taberna”, no dia de encerramento, às 14:00.
A festa é organizada pelo município, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e a Associação Técnica dos Viticultores do Alentejo (ATEVA).










































