Ferramentas sobre biodiversidade para empresas da fileira alimentar

O Instituto Superior Técnico, no âmbito do projeto europeu “LIFE Food & Biodiversity – Critérios Efectivos de Biodiversidade para normas e selos do sector alimentar”, de que é parceiro, está a divulgar a criação da Ferramenta de Desempenho da Biodiversidade (“Biodiversity Performance Tool”, BPT) para explorações agrícolas, uma solução que permite produzir um diagnóstico e um conjunto de recomendações de medidas a implementar para melhorar o desempenho face à biodiversidade.

A ferramenta é de utilização gratuita e vem acompanhada de um Manual que apoia a inserção dos dados e a interpretação dos resultados.

Está igualmente disponível um Sistema de Monitorização da Biodiversidade, que visa monitorizar os efeitos (p. ex., de um ano para outro) da implementação de medidas de biodiversidade.

Ambas as ferramentas pretendem apoiar os produtores, consultores, auditores e gestores de produto da fileira alimentar, visando o aprofundamento dos seus conhecimentos sobre os impatos positivos e negativos das suas explorações agrícolas (ou as dos seus clientes e fornecedores) sobre a biodiversidade.

Para mais informação aceda a https://bms.biodiversity-performance.eu/.

O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.

Comente este artigo
Anterior Prorrogação do período de candidaturas - PDR2020: Investimento na Exploração Agrícola - Agricultura Biológica
Próximo Ação de Demonstração de camarinhas e amoras silvestres - 14 de setembro - Odemira

Artigos relacionados

Últimas

Investigação da Universidade de Aveiro: Queimadas de resíduos agrícolas prejudicam ambiente e saúde

As queimadas de resíduos agrícolas prejudicam a qualidade do ar, contribuindo para o aquecimento global, e são um perigo para a saúde pública. […]

Nacional

“Podemos ter vinhos melhores do que os franceses ou os italianos, mas só os conseguimos vender lá fora se forem baratos”

Pegou numa pequena casa agrícola e criou uma das maiores empresas vitivinícolas da Península de Setúbal. Hoje tem mais de 500 hectares de vinha e estende a produção ao Douro e ao Minho. […]

Últimas

Anunciados vencedores da Volta a Portugal em Fruta 2019

As turmas vencedoras da edição de 2019 da “Volta a Portugal em Fruta”, promovida pelo Centro de Frutologia Compal, foram a 12 (primeiro lugar – imagem de abertura) e 13 (segundo lugar) da Escola Básica Salgueiro Maia, […]