A XXIII edição da ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal decorre entre hoje e domingo em Sesimbra, com o objetivo de dar a conhecer o mel da região e outros produtos tradicionais.
A feira pretende promover o mel, marcado pela predominância de alecrim, tomilho, orégão, murta, esteva e rosmaninho, aliada ao clima ameno da zona, segundo um comunicado da Câmara Municipal de Sesimbra.
Além do mel da península de Setúbal e de diversas regiões do país, a feira terá produtos derivados da apicultura – como geleia real, pólen, própolis, cremes e sabonetes – e doçaria, queijo da Azoia, pão tradicional e artesanato.
Segundo o vereador da autarquia de Sesimbra José Polido e presidente da Assembleia-geral da Associação de Apicultores da Península de Setúbal, após a pandemia é altura de retomar esta feira numa zona com mel de “grande qualidade” reunindo no espaço vários apicultores da região.
“Do que conheço dos apicultores da região, o mel é puro, sem aditivos”, disse, adiantando que as últimas estatísticas apontam para a existência de cerca de 140 apicultores que, na sua maioria, têm esta atividade como um hobbie.
O programa do evento inclui ainda uma Oficina das Abelhas, destinada aos mais novos, com pinturas faciais, modelagem de balões e Hora do Conto, e ainda espetáculos musicais.
A abertura está prevista para as 21:30 de hoje estando marcado um concerto, a partir das 22:00, com o grupo Sete Saias.
No sábado decorrerá um concurso de mel durante a manhã e, à tarde, dois colóquios sobre enxames e desdobramentos e boas práticas na produção e extração de mel.
Às 16:30 atuará o Grupo de Cantares Populares do Castelo e Grupo de Concertinas da Quinta do Conde e às 22:00 o Sangre Ibérico.
No domingo está agendado um colóquio sobre os benefícios dos produtos da colmeia e um workshop de culinária, com Bia Baeta (antiga participante do concurso Masterchef).
À tarde está programada uma atuação do Rancho Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, seguindo-se a entrega de prémios e o encerramento com um espetáculo dos Trio da Terra.
O certame, inaugurado em 1999, é realizado no parque Augusto Pólvora, na Maçã, em Sesimbra e é promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo e Associação de Apicultores da Península de Setúbal.