Feira Agrícola Açores 2019 – 12 a 14 de julho – Faial

Feira Agrícola Açores 2019 – 12 a 14 de julho – Faial

O Parque de Exposições do Faial recebe a Feira Agrícola Açores 2019, de 12 a 14 de julho, com a presença de 50 stands numa mostra de atividades económicas da ilha

Para o secretário regional da Agricultura e Florestas, “estamos perante um evento que prestigia a agricultura dos Açores, promove a qualidade das produções agrícolas regionais e reafirma a importância da agricultura, desde logo ao nível da criação de emprego e crescimento económico”.

Segundo o GACS, João Ponte participou, na Horta, na apresentação da feira onde adiantou que, no recinto da Quinta de São Lourenço, estarão cinco pavilhões, sendo que o Pavilhão da Vinha e do Vinho se trata de uma novidade este ano.

“Toda esta dinâmica contribuirá para dinamizar a economia local durante três dias”, salientou o secretário regional, acrescentando que faz parte do programa do evento a promoção da cultura açoriana, com a atuação de filarmónicas, grupos de folclore e conjuntos oriundos de cinco ilhas.

Paralelamente, será também promovida a gastronomia, com especial enfoque na carne regional, sendo que o governo anunciou que o “uso de plásticos será proibido”.
“Uma das grandes inovações este ano é o facto de ser expressamente proibida a utilização de plásticos na zona de restauração. Deverão ser utilizados pratos e talheres biodegradáveis, ficando a cargo da empresa municipal UrbHorta a disponibilização dos copos reutilizáveis. Também o mobiliário associado, como mesas e bancos, será feito em madeira”, adiantou João Ponte.

Para o membro do executivo, “este é mais um contributo que se procura dar com vista à proteção e salvaguarda do meio ambiente”.

Segundo o GACS, entre os principais momentos da Feira Agrícola Açores estão os concursos de bovinos da raça Holstein Frísia, de bovinos de raças de carne, de equinos e de caninos, mas também de horticultura, de fruticultura e de floricultura, bem como conferências promovidas pela Trybio ligadas à agricultura biológica e provas comentadas de vinhos, pela CVR Açores.

No decurso dos três dias do evento, haverá ainda “provas de mel, queijos, ananás e chá, para além de um cortejo etnográfico com juntas da raça Ramo Grande e um bodo de leite”.

João Ponte ressalvou ainda que na próxima vez que a Feira Agrícola Açores decorrer no Faial, o Parque de Exposições terá “melhores condições, devido às obras de modernização do pavilhão, que ficará integralmente fechado”.

Continue a ler este artigo no Açoriano Oriental.

Comente este artigo
Anterior Isabel Furtado e Cristina Fonseca distinguidas com o Prémio Dona Antónia
Próximo “Tenho ouvido acusações ao olival completamente estapafúrdias”, diz Ministro da Agricultura em entrevista ao jornal Publico e à Rádio Renascença

Artigos relacionados

Últimas

Incêndios: Fogos de 2017 podem repetir-se, alerta o Observatório Técnico Independente

O Observatório Técnico Independente sobre incêndios criado pelo parlamento alertou hoje que o país pode não estar preparado para fazer […]

Nacional

Líder do PCP defende mais apoios para agricultura nacional

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) considerou este domingo que Portugal “tem potencial para produzir mais no setor agrícola”, defendendo “mais apoios” […]

Nacional

Milho Bt permitiu uma produção adicional de 1,89 milhões de toneladas na Península Ibérica

O economista agrícola Graham Brookes esteve recentemente em Portugal, num seminário promovido pelo Centro de Informação de Biotecnologia, para apresentar os resultados de um estudo de impacto económico do milho Bt nas economias portuguesa e espanhola. […]