Nos primeiros nove meses do ano, as vendas internacionais do setor atingiram 1653 milhões de euros. Hortícolas foram a categoria de produto com maior crescimento.
As exportações de frutas, legumes e flores aumentaram 10% nos primeiros nove meses do ano, alcançando os 1653 milhões de euros.
De acordo com os dados do INE, compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal – os produtos hortícolas registaram o maior aumento, com as vendas internacionais a subirem 32% face ao mesmo período de 2022, para 372 milhões de euros. As exportações de fruta (a categoria de produto mais vendida nos mercados internacionais) somaram perto de 695 milhões de euros, um crescimento de 1%. Já em volume, as exportações de frutas, legumes e flores diminuíram 8,9% para 1269 milhões de quilos. Exceção para os hortícolas, que aumentaram as quantidades comercializadas para o estrangeiro em 15,6%.
A Portugal Fresh estima que as exportações de frutas, legumes e flores atinjam os 2200 milhões de euros em 2023.
“As exportações entre janeiro e setembro refletem mais de uma década de investimento em promoção internacional, em inovação, tecnologia e sustentabilidade. Mas para manter o bom ritmo de exportação, é preciso estratégia política de investimento em reformas estruturais. Reforçamos a necessidade urgente de apostar nos recursos hídricos, promovendo uma gestão adequada da água. Sem esta prioridade, dificilmente conseguimos superar metas e ganhar maior competitividade”, comenta Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
A associação tem em curso um Projeto Conjunto de Internacionalização para 2023-2025 que prevê a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor.
Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objetivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Já no início de outubro, a associação esteve em Madrid a participar na Fruit Attraction e levou a maior delegação de sempre a este evento. As 50 empresas, associações e parceiros que participaram no stand da Portugal Fresh demonstraram o dinamismo, inovação e boas práticas dos produtores de frutas, legumes e flores.
Em 2024 arrancam as missões empresariais e ações de prospeção, que têm como foco os mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia (neste caso, em 2025). A Portugal Fresh irá também marcar presença na Fruit Logistica (2024 e 2025) e na IPM Essen (2024 e 2025), ambas na Alemanha), feiras que funcionam como plataforma de negociação com os 136 países para onde são exportados os produtos portugueses.
Fonte: Portugal Fresh