Exemplo de comportamento cultural e social promovido pela ACIBEV No Natal e Ano Novo Campanha "Vinho com Modera��o" apela ao consumo respons�vel
A Campanha "Vinho Com Modera��o" faz parte do Programa Europeu do Sector do Vinho "Wine in Moderation, Art de Vivre" cujo grande objectivo � promover o consumo respons�vel como uma norma cultural/social, de modo a prevenir e reduzir o abuso e os malef�cios relacionados com o �lcool, nomeadamente nesta quadra festiva do Natal e Ano Novo.
Pretende-se educar jovens e adultos, ajudando-os a tomar decis�es respons�veis acerca do consumo, em coopera��o com as autoridades competentes e outros interessados. Ao mesmo tempo procura-se preservar o lugar cultural, ambiental e econ�mico do vinho na sociedade europeia.
A "Vinho com Modera��o", foi apresentada esta semana em Lisboa pela Direc��o da ACIBEV – Associa��o dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos numa cerimónia que contou com as presenças do Ministro da Agricultura Professor Ant�nio Serrano e do Secret�rio de Estado das Pescas e da Agricultura, Dr. Lu�s Vieira.
Na ocasi�o o Ministro da Agricultura congratulou-se com a preocupa��o social das empresas associadas da ACIBEV que a par da sua actividade normal, de venda e produ��o bebidas espirituosas e vinhos, são sens�veis �s questáes que apelam � responsabilidade de quem consome.
Entre outras ac��es, a presente campanha vai aproveitar a quadra festiva que se aproxima para passar a mensagem "Vinho Com Modera��o" através de diversos suportes, nomeadamente por via de um filme publicit�rio que será exibido nos cinemas: (http://www.youtube.com/watch?v=TWUesWv6D5Q).
O vinho � uma parte integrante da vida e cultura Europeias e � apreciado por milhões de pessoas na Europa e no mundo. No entanto, enquanto para a maioria dos consumidores os produtos vitivin�colas representam uma bebida agrad�vel para ser desfrutada com modera��o, uma minoria abusa dos produtos alco�licos de forma prejudicial para si pr�pria e para aqueles que a rodeiam. Para abordar este problema, o sector europeu do vinho desenvolveu o seu programa europeu "Vinho com Modera��o".
O Programa representa a contribui��o do sector do vinho para o F�rum �lcool e Saúde da Comissão Europeia como parte da estratégia da UE para apoiar os Estados Membros na redu��o dos malef�cios relacionados com o �lcool.
O Programa da Campanha "Vinho Com Modera��o" será implementado através de:
– Divulga��o de uma mensagem comum de "modera��o", usando materiais de comunica��o objectivos, incluindo brochuras e apresenta��es para serem usadas junto de pessoas de todas as idades
– Um Conselho de Informação sobre Vinho "Wine Information Council" que irá partilhar pro-activamente "boas pr�ticas" em toda a Europa e estimular investiga��es independentes
– Programas educacionais "Art de vivre" direccionados para a ind�stria e consumidores de modo a encorajar a mudan�a cultural e fazer da modera��o uma moda.
– Promover "Princ�pios de Comunica��o do Vinho" espec�ficos para comunica��es comerciais, apoiados em c�digos nacionais de auto-regula��o
A nível. europeu este Programa conta com o apoio e o compromisso das seguintes organizações:
CEEV � Comit� Europ�en des Entreprises Vins Comit� Vins Vins, Vins Aromatis�s, Vins Mousseux, Vins de Liqueur et Autres Produits de la Vigne www.ceev.be
COPA-COGECA Committee of Professional Agricultural Organisations in the European Union General Confederation of Agricultural Co-operatives in the European Union www.copa-cogeca.eu
CEVI Conf�d�ration Europ�enne des Vignerons Ind�pendants www.cevi-eciw.eu
Fonte: cec-online
|
Apontadores relacionados: |
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|