Associa��o Portuguesa de Anunciantes
Estudo junto das 150 maiores marcas anunciantes APAN revela investimento de 1.587 milhões em 2011
Segundo a Associa��o Portuguesa de Anunciantes (APAN), as 150 maiores empresas anunciantes em Portugal, que representam mais de 90% do total de investimentos, investiram um total de 1.587 milhões de euros em comunica��o em 2011. O valor corresponde ao investimento real das marcas nas cinco principais componentes da comunica��o: a compra de espaço em meios (ATL), o investimento na área do digital (que inclui o display, SEO/SEM, social media e mobile), o investimento das marcas em patroc�nios, eventos e mecenato, o investimento em ponto de venda (BTL) e ativa��o das marcas, e ainda os valores de investimento em rela��es públicas.
Avaliando estas cinco áreas, 60,5 por cento do investimento total � feito na compra de espaço em meios, sendo que o ponto de venda (BTL) conta com 21 por cento. As restantes tr�s áreas somam 18 por cento (9,6% em patroc�nios; 6,7% em digital; e 2,2% em rela��es públicas).
Para além disso, a análise feita permite Também conhecer n�meros espec�ficos relativos aos diferentes setores de atividade, considerando as tr�s principais categorias agregadoras da atividade setorial das empresas anunciantes: Serviços; Consumo não duradouro; e Consumo duradouro. Neste contexto, o setor dos Serviços � o que assume maior peso no total dos investimentos (47,6%, que correspondem a 755 milhões de euros), mas com uma grande fatia atribu�da Também ao setor do Consumo não duradouro (44,8%, 711 milhões de euros).
Os resultados decorrem do trabalho desenvolvido pelo Grupo Consultores, a pedido da APAN que decidiu consultar o mercado – especificamente os anunciantes portugueses – com o objetivo de conseguir uma "maior transpar�ncia e um conhecimento mais aprofundado e real do mercado da comunica��o de marketing em Portugal", afirma Manuela Botelho, secret�ria-geral da APAN.
Segundo a respons�vel � fundamental tornar disponível. esta informação, no sentido de melhor se conseguir "antecipar o futuro, através de um maior conhecimento do mercado. Esta transpar�ncia � claramente ben�fica para o mercado, não s� por permitir o benchmarking, mas Também por estarmos a criar bases reais e fi�veis para uma análise evolutiva do setor da comunica��o e a contribuir para uma análise frut�fera dos investimentos realizados."
Dentro de cada setor macro, são interessantes as categorias que lideram os investimentos dos anunciantes. Por um lado, nos Serviços, a área das comunica��es e Internet re�ne o maior investimento, com 39,9% do valor total (301 milhões de euros) sendo que, deste valor, 66,4% corresponde a investimento em meios. No setor de Consumo não duradouro a área de beleza e higiene lidera a tabela, com 41,9 por cento do valor total investido, correspondendo a 298 milhões de euros. Aqui, a compra de meios � claramente uma tend�ncia dos anunciantes (73,2% do investimento). Por sua vez, o setor de Consumo duradouro � liderado pelo subsetor autom�vel, que representa 70 por cento do investimento total (que equivale a 73,5 milhões de euros).
Também interessante � o facto do investimento em patroc�nios assumir maior relev�ncia nas categorias de Serviços Financeiros (25,8%) e de Bebidas (Consumo não duradouro), com 21,6 por cento. Quanto ao investimento em ponto de venda (BTL), destaca-se claramente nas categorias de Alimenta��o (no setor de Consumo não duradouro) com 31,6 por cento, e de Distribui��o e restaura��o (no setor dos Serviços), com 28,8 por cento.
Esta iniciativa da APAN pretende assumir-se como uma pr�tica reconhecida no mercado, de forma a viabilizar a realiza��o anual deste estudo, podendo no futuro vir a detalhar ainda mais esta informação nomeadamente no que respeita � reparti��o pelos diferentes media . "Desta maneira passaremos a criar um hist�rico que permitirá avaliar tend�ncias globais de investimento e relacion�-las com outros fatores, nomeadamente econ�micos, sociais e culturais", refor�a Manuela Botelho.
|
Apontadores relacionados: |
S�tios |
|
|
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
|
|