A Iniciativa de Cidadania Europeia foi aprovada pela Comissão Europeia. Agora, os organizadores deverão começar a tentar reunir um milhão de assinaturas para ser levada a debate. A ideia é a acabar com a produção e comercialização de peles de animais.
Foi aprovada pela Comissão Europeia o início de uma Iniciativa de Cidadania Europeia para acabar com a criação de animais para produção e comércio de peles na União Europeia (UE).
“A criação de animais para extracção de peles é cruel e amplamente rejeitada pelos cidadãos da União Europeia”, começa por ser referido na apresentação da iniciativa. O documento defende que “é impossível melhorar o bem-estar dos animais nas quintas de criação” e que, “ainda que nenhum animal deva viver confinado, manter espécies selvagens em gaiolas é uma crueldade abjecta”.
Por isso, os cidadãos pedem que estas quintas de produção cujo propósito é a extracção de pele dos animais sejam totalmente banidas da UE e que a sua comercialização, ou a de produtos que contenham pele, seja proibida.
Em nove pontos, explicam o porquê: desde questões relacionadas com o bem-estar animal (“A criação e matança […]