Para celebrar os 20 anos do evento que originou todo o projeto Essência Company – hoje líder em Portugal na produção e divulgação
de vinhos, gastronomia e enoturismo –, a próxima semana será para devorar de início a fim. Tudo para acompanhar a par e passo, de 18 a 25 de fevereiro, numa semana que leva o nome de Wine & Travel Week e que faz do Porto e de Portugal a capital do enoturismo e do vinho.
Pelo segundo ano, esta Wine & Travel Week promove quatro eventos complementares, dinamizados por mais de 200 profissionais de 26
nacionalidades, dando voz a um Encontro Profissional e reuniões B2B, a uma WTW Talk, a um conjunto de Experiências que levarão as delegações de compradores e jornalistas nacionais e internacionais às sete regiões de turismo portuguesas, promovendo ainda o roteiro Gosto do Porto, que cobre 90 espaços dedicados à gastronomia e ao vinho, encerrando-se com a 20ª edição do Essência do Vinho – Porto, a principal experiência do vinho em Portugal.
Ao todo, serão promovidas mais de 50 ações, dinamizadas 3200 reuniões B2B entre compradores e vendedores de enoturismo, mobilizados
500 expositores e destacados cerca de 70 projetos de enoturismo em 7 pós-tours que percorrem as 7 regiões de turismo de Portugal. Em ambientes distintos, com uma imagem inspirada pela identidade portuguesa e pela diversidade que trazem os maiores destinos de enoturismo do mundo, a Wine & Travel Week tira vantagem da sua dimensão internacional para afirmar Portugal como um destino de excelência, valorizando a sua promoção através de projetos protagonizados pelos principais rostos dos sectores do turismo e do vinho.
“Estamos perante a maior organização de sempre de um evento que parte do vinho e da gastronomia, para a promoção mundial de Portugal.
Têm sido meses intensivos de preparação para que nada falhe e, sobretudo, para que todos os visitantes internacionais reconheçam a capacidade de o nosso País saber receber, saber organizar e saber fazer. Vamos percorrer ao longo da semana alguns dos mais emblemáticos lugares do Porto, como o Museu Nacional Soares dos Reis, a Casa da Música ou o Mosteiro de São Bento da Vitória culminando, claro, no Palácio da Bolsa. E, em parceria com o Turismo de Portugal, teremos ainda um conjunto de pós-tours, no continente e nos arquipélagos, envolvendo a comitiva internacional de compradores e de jornalistas que estarão connosco”, explica Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência Company.
Tudo arranca já no domingo, no âmbito da WTW, com a receção aos participantes nos pós-tours promovida pelas sete regiões de turismo,
a partir das 19:15, no premiado WOW – World of Wine. Dias 19 e 20 de fevereiro, as reuniões B2B decorrem no Museu Nacional Soares dos Reis.
No dia 19, no Palacete Silva Monteiro, a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, o almoço terá assinatura do chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, que nos últimos tempos tem reavivado com sucesso a tradição da cozinha popular em potes de ferro. Mais adiante, à noite, na Casa da Música, a gala “Best of Wine Tourism” da GWC, da qual a cidade do Porto é única representante portuguesa, distinguirá os vencedores do nosso país nas diferentes categorias destes conceituados prémios internacionais de enoturismo. No dia 20, o almoço, no Museu Nacional Soares dos Reis, tem autoria do chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá – Paço da Boa Nova). Na tarde de dia 20 realce ainda para a apresentação do caso de estudo que revolucionou o enoturismo na África do Sul, com a presença de Mariette du Toit-Helmbold, antiga CEO do Cape Town Tourism Office, atual CEO da Destinate.
Importa sublinhar que, pela primeira vez, WTW terá uma região convidada: Castela e Leão (Espanha), que aproveitará a presença na iniciativa para realizar, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo “Merina: o ouro espanhol. Oteiza”. O palco será o Coliseu do Porto, ao final da tarde de 20 de fevereiro. Uma produção vanguardista que une moda, dança, música e artes cénicas, proporcionando ao espetador uma experiência sensorial e transversal ao combinar diversas disciplinas artísticas. O espetáculo gira em torno da lã de ovelha Merina, destacando a matéria-prima, a tradição e a criação artística. Visa associar Castela e Leão a uma atividade que realça a excelência, oferecendo um valor único e diferencial. O espetáculo tem as participações de Caterina e Paul García Oteyza (premiados criadores de moda); do coreógrafo António Najarro (também bailarino e diretor de dança); Tagore González, artista multidisciplinar, responsável pela música; e do Priamo Studio, especializado em design de projetos cénicos, que assume a cenografia.
Na noite da estreia mundial deste espetáculo, a Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar e festa (com atuação dos espanhóis Siloé) reservado aos participantes e a convidados do WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória.
Os pós-tours decorrerão de 21 a 25 de fevereiro.