A Comissão Europeia registou o azeite espanhol, “Aceite de Jaén“, com a a denominação no registo das denominações de origem protegidas e das Indicações Geográficas Protegidas (IGP).
Até agora, a Jaén Sierra Sur era uma indicação geográfica com uma denominação de origem protegida (DOP) para o azeite extra virgem que, atendendo às características definidas nos seus regulamentos, cumpriu todos os requisitos estabelecidos.
Este azeite extra virgem é obtido a partir das azeitonas (Olea Europea L) das variedades Picual, Picudo, Carrasqueño de Alcaudete, Hojiblanca e Lechín.
A área geográfica que compreende a Denominação de Origem Jaén Sierra Sur é composta por terrenos localizados nos municípios de Alcalá la Real, Alcaudete, Castillo de Locubín, Frailes, Fuensanta de Martos, Valdepeñas de Jaén e Los Villares, na província de Jaén.
Variedades
As seguintes variedades de azeitona são utilizadas exclusivamente para a produção dos azeites protegidos pela Denominação de Origem Jaén Sierra Sur: Picual (também chamada Marteña e localmente Nevado), Picudo, Carrascoño de Alcaudete, Hojiblanca e Lechín.
Destas variedades de azeitona, a Picual, Picudo e Carrasqueño de Alcaudete são consideradas variedades principais.
Agricultura e Mar Actual