Espanha: “Aceite de Jaén” tem Indicação Geográfica Protegida

Espanha: “Aceite de Jaén” tem Indicação Geográfica Protegida

A Comissão Europeia registou o azeite espanhol, “Aceite de Jaén“, com a a denominação no registo das denominações de origem protegidas e das Indicações Geográficas Protegidas (IGP).

Até agora, a Jaén Sierra Sur era uma indicação geográfica com uma denominação de origem protegida (DOP) para o azeite extra virgem que, atendendo às características definidas nos seus regulamentos, cumpriu todos os requisitos estabelecidos.

Este azeite extra virgem é obtido a partir das azeitonas (Olea Europea L) das variedades Picual, Picudo, Carrasqueño de Alcaudete, Hojiblanca e Lechín.

A área geográfica que compreende a Denominação de Origem Jaén Sierra Sur é composta por terrenos localizados nos municípios de Alcalá la Real, Alcaudete, Castillo de Locubín, Frailes, Fuensanta de Martos, Valdepeñas de Jaén e Los Villares, na província de Jaén.

Variedades

As seguintes variedades de azeitona são utilizadas exclusivamente para a produção dos azeites protegidos pela Denominação de Origem Jaén Sierra Sur: Picual (também chamada Marteña e localmente Nevado), Picudo, Carrascoño de Alcaudete, Hojiblanca e Lechín.

Destas variedades de azeitona, a Picual, Picudo e Carrasqueño de Alcaudete são consideradas variedades principais.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior A vespa-asiática em Portugal: cronologia de uma invasão
Próximo CONFAGRI contesta conteúdos sobre agricultura de aula da Telescola

Artigos relacionados

Comunicados

ICNF lança concurso de quatro milhões para zonas de caça

ICNF apoia o setor cinegético em Portugal nomeadamente as entidades gestoras de zonas de caça Associativa, Municipal e Turística com uma dotação orçamental de […]

Últimas

Município da Sertã prossegue com trabalhos de estabilização de emergência pós-incêndio

No início de agosto, o Município dará continuidade aos trabalhos no âmbito de candidatura à Operação 8.1.4 – Estabilização Pós-Incêndio do […]

Portugal

Continente investe em trigo do Alentejo para fabrico de pão

Há milhares de anos que o pão faz parte do regime alimentar das diversas civilizações que foram percorrendo a História da Humanidade. Feito […]