Sábado, dia 24 de fevereiro, entre as 16h e as 19h, realiza-se o Encontro de Produtores na Garrafeira Nacional – Loja Conceição, numa edição dedicada a uma abordagem de produção mais sustentável com Vinhos Bio & Vegan. Este evento reúne 5 produtores nacionais – Nicolau de Almeida com os vinhos da Quinta do Monte Xisto, Herdade do Esporão, Reynolds Wine Growers, Quinta do Crasto e CARM.
Os encontros decorrem no último sábado de cada mês e proporcionam uma oportunidade única para os wine enthusiasts conhecerem os projetos e degustarem, de forma gratuita, vinhos especialmente selecionados, enquanto interagem com os Produtores e Enólogos responsáveis pela criação.
De cariz familiar, a Nicolau de Almeida, destaca-se com a Quinta do Monte Xisto, em Vila Nova de Foz Côa, no Douro Superior, rodeada pelas serras do Marão e Montemuro. Com foco na diversidade, a família promove um ecossistema sustentável com a inclusão de mata, olival, amendoais e pomares. Práticas preventivas, como infusões e adubação natural, alinham a procura pela autossuficiência, enquanto a viticultura integra sabedoria ancestral e conhecimento científico, procurando a harmonia entre as práticas humanas e a natureza.
A Herdade do Esporão situa-se em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, e revela-se um cenário edílico para a agricultura. Com 702 hectares de vinhas e olivais sob Modo de Produção Biológico, destaca-se pela diversidade de 40 castas e 4 variedades de azeitona, que resulta na criação de vinhos e azeites de qualidade, harmonizando tradição, biodiversidade e respeito ambiental.
A Reynolds Wine Growers, fundada em 1820, conta com 40 hectares de vinhas
cultivadas em solo de xisto, proporcionando ótimo escoamento e luz solar. O cenário é repleto de colinas e sobreiros e situa-se junto ao Parque Nacional das Serras de São Mamede. A adega, no meio da vinha, reflete o compromisso com uvas especiais, resultando em vinhos praticamente isentos de sulfitos, de longa durabilidade e com recurso a certificação Vegan.
Fundada em 1615, a Quinta do Crasto situada entre a Régua e o Pinhão, conta com uma extensão de 135 hectares, sendo que 74 são dedicados à vinha. Os vinhos, alinhados com o conceito vegan, contam a narrativa rica desta quinta na Região Demarcada do Douro, marcada pela tradição da família Roquette. O legado da Quinta do Crasto estende-se abraçando também as vinhas da Quinta do Querindelo e Quinta da Cabreira.
A Casa Agrícola Roboredo Madeira (CARM) está ligada à viticultura no Douro Superior, em redor de Almendra, desde o final do século XIX. Atualmente, a vinha mais antiga remonta a 1966, e desde então, foram introduzidas novas castas tradicionais, reconvertidas a modo de Produção Biológica. Reflexo da paixão pela terra e do respeito pela natureza, surgem os vinhos vegan, que cheiram e sabem à terra, ao xisto, à esteva, às flores e aos frutos silvestres, incorporando princípios éticos e sustentáveis.
Fundada em 1927, a Garrafeira Nacional tem sido distinguida com diversos galardões, sendo uma das maiores referências no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas, a nível nacional e internacional.