Dia 24 de junho, entre as 16h e as 19h, a Garrafeira Nacional – Loja da Conceição abre portas ao Encontro de Produtores, um evento que reúne 4 produtores nacionais da região do Dão: Casa da Passarella, Quinta Dona Sancha, Quinta dos Monteirinhos e Terras de Santo António. Os encontros acontecem no último sábado de cada mês e proporcionam uma oportunidade única para os wine entusiasts conhecerem os projetos e degustarem, de forma gratuita, rótulos especialmente selecionados, enquanto interagem com os produtores e enólogos responsáveis pela criação.
A Casa da Passarella localiza-se em Lagarinhos, Gouveia. É, desde 1892, a uma das casas emblemáticas dos vinhos de Portugal. Atualmente conta com cerca de 60 hectares, em altitudes que chegam aos 900 metros, divididos entre sete diferentes vinhas, cada uma com características únicas – diferentes exposições, parcelas e castas. Da produção resultam vinhos cheios de história e sentimento, feitos com rigor e enorme vontade de fazer o melhor.
O projeto Quinta Dona Sancha está intimamente ligado com a história do território. Nasce da ambição de contribuir com qualidade para o desenvolvimento do Dão e celebra o amor ao vinho, às origens e aos antigos. As várias parcelas de vinha, num total de mais de 50 hectares, foram adquiridas em 2018, entre as quais se destaca a área experimental com 39 variedades de castas antigas, mas pouco usadas na região.
A Quinta dos Monteirinhos localiza-se entre Mangualde e Nelas sob uma placa de granito e da adega avista-se a Serra da Estrela. A família Monteiro Albuquerque produz vinhos há mais de 100 anos e 7 gerações. Em 2006, a 5.ª geração dos Monteirinhos, decidiu lançar um projeto de produtor-engarrafador com marca própria, com reestruturação e ordenamento das vinhas e construção de uma adega nova e moderna. Procura-se honrar a história de uma família agrícola da Beira Alta e promover a excelência e elegância dos vinhos do Dão.
Em plena zona nobre da região demarcada do Dão, em Fornos de Maceira Dão, a Quinta de Santo António conta com 11 hectares de vinha, maioritariamente velha, constituída pelas principais castas da região: Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Jaen, Rufete e Encruzado, reunindo todas as suas particularidades. Caracteriza-se por aliar uma viticultura cuidada a uma adega moderna equipada com tecnologias de vinificação e envelhecimento para obter a expressão máxima do terroir.
Fundada em 1927, a Garrafeira Nacional tem sido distinguida com diversos galardões, sendo uma das maiores referências no mundo dos vinhos e bebidas espirituosas, a nível nacional e internacional.
Data: Sábado, dia 24 de junho de 2023
Local: Lisboa