A Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) decidiu avançar com a organização conjunta das festividades da amendoeira em flor, com a finalidade de criar um evento com maior escala neste território, foi hoje divulgado.
“Foi apresentada uma proposta considerada mobilizadora para a organização conjunta das festividades da amendoeira em flor, com a finalidade de lhes dar uma maior escala e dinamismo às varias iniciativas previstas ”, disse à Lusa o presidente da AMDS, José Meneses.
Esta iniciativa pretende juntar cinco dos oitos concelhos que integram este organismo intermunicipal.
O também presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, indicou que nestas iniciativas estão também envolvidos o concelho de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo e Vila Nova de Foz Côa, sendo mais um passo no reforço da identidade do território do Douro Superior.
“Esta iniciativa permitirá ganhar escala, ao trabalhar em cojunto e criar uma agenda anual partilhada e promover de forma integrada um dos maiores ícones da identidade cultural e paisagística da região: a amendoeira em flor”, disse.
As amendoeiras em flor uma principais atrativos turísticos dos territórios do Douro Superior, Douro Internacional, Beira Serra e Alto Douro Vinhateiro e que atraem alguns milhares de pessoas, todos os anos, e cujos os festejos tem inicio em meados de fevereiro e decorreu até meados de março, com destaque para a cultura popular, espetáculos de musicais com artista de renome nacional, gastronomia e enoturismo, paisagem entre outros atrativos.
A AMDS é uma associação de fins específicos destinada a promover a cooperação e desenvolvimento na área do Douro Superior e é constituída pelos municípios de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Miranda do Douro, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa
Entre outros objetivos, visa promover a defesa do meio ambiente e recursos naturais, o ordenamento do território, na sua região, desenvolver a cooperação transfronteiriça com as regiões espanholas mais próximas, nomeadamente a província espanhola de Salamanca.
Na componente turística do território, tem como missão potenciar o turismo em todas as suas vertentes, assegurar a defesa do património cultural, elaborar projetos e estudos que contribuam para a promoção e desenvolvimento da região, acompanhar, intervir e apoiar projetos ou ações de interesse regional.


















































