Dona Uva chega à mesa dos portugueses

Dona Uva chega à mesa dos portugueses

Depois de meses a crescer nas regiões do Oeste e do Ribatejo, arranca hoje a colheita de uva de mesa Dona Uva. Frutalmente prevê produção de 3 milhões de quilos.

A colheita de uva de mesa Dona Uva arranca nesta segunda-feira e a marca da Organização de Produtores Frutalmente chega à mesa dos portugueses já esta semana, depois de meses a crescer nas regiões do Oeste e do Ribatejo.

A Frutalmente estima uma produção de 3 milhões de quilos de uva de mesa. A primeira das 8 variedades a ser comercializada será a Cardinal, uva de bagos crocantes e sabor leve e fresco. A campanha deverá estender-se durante três meses.

Produzida em vinhas ao ar livre, sem recurso a estufas e plásticos, a Dona Uva nasce no Ribatejo e na região do Oeste, nas terras dos produtores associados da Frutalmente, a primeira e única Organização de Produtores de Uva de Mesa em Portugal. Até 2022, a organização está a investir quatro milhões de euros no aumento da área de produção e na modernização das suas infraestruturas. Atualmente a produção de uva de mesa ocupa cerca de 200 hectares.

Este ano a Dona Uva venceu, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria Fruta. A marca de uvas de mesa 100% produzidas em Portugal, destacou-se pela frescura, aspeto, sabor e doçura e conquistou um índice de satisfação de 78,1%, acima do resultado alcançado na edição de 2019 (77,5%).

“O início da colheita é um dos momentos mais esperados por todos os produtores e trabalhadores da Frutalmente. É nesta altura que vemos o resultado do trabalho feito ao longo do ano, de cuidado permanente das nossas vinhas”, comenta Mário Rodrigues, diretor executivo da Frutalmente.

Comente este artigo
Anterior Senda del Azar
Próximo Estudo indica que a camarinha poderá ter propriedades anticancerígenas

Artigos relacionados

Últimas

ADIADO – XIV Congresso Mundial do Tomate de Indústria na Argentina

O XIV Congresso Mundial do Tomate de Indústria decorre de 15 a 19 de Março em San Juan, na Argentina. Em paralelo, […]

Nacional

Ficabeira mostra “excelência” dos produtos e serviços da região

FOTO DB/LURDES GONÇALVES

Começou ontem, em Arganil, a 36.ª Ficabeira – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2017. […]

Últimas

22 albufeiras com valores de água acima dos 80% do volume total

Vinte e duas albufeiras das 59 monitorizadas tinham, no final de março, disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total, enquanto 14 […]