Realiza-se esta sexta-feira, dia 28 de abril, às 18h30, a entrega dos Prémios Lynxconnect, durante a Feira Ovibeja, no Auditório Expobeja.
Os prémios reconhecem organizações, instituições e indivíduos que deram uma contribuição notável para a preservação e conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal e em Espanha, sendo atribuído um prémio por cada área geográfica do trabalho do Projeto LIFE-Natureza e Biodiversidade “Criação de uma metapopulação genética e demograficamente funcional do lince-ibérico (Lynx pardinus)”: Portugal, Múrcia, Castilla-La Mancha, Extremadura e Andaluzia.
Os destinatários dos prémios são cinco e foram propostos pelos parceiros do projeto.
PORTUGAL
Sociedade Agrícola Parreira Cano, Lda.
Pela atitude favorável, cooperante e desinteressada, evidenciada pelos respetivos Sócios, relativamente à presença de exemplares de lince-ibérico nesta propriedade, pelo menos desde 2016, e atuação colaborativa perante a necessidade de acesso frequente à mesma, por parte dos Técnicos e Vigilantes da Natureza da DRCNF-Alentejo do ICNF, para efetuarem as operações inerentes à monitorização e seguimento dos linces aí naturalmente estabelecidos.
REGIÃO DE MÚRCIA
“À Sociedade da Região de Múrcia”
Pelo apoio geral demonstrado ao projeto LIFE LYNXCONNECT e, em particular, à reintrodução do lince na Região de Múrcia, expresso através dos inquéritos realizados, das opiniões expressas na imprensa e nas redes sociais, e pelo acolhimento e sentimento geral positivos que foram espontaneamente transmitidos por grupos sociais da mais diversa natureza e por cidadãos individualmente.
EXTREMADURA
AMUS (Ação para o Mundo Selvagem)
Pelo trabalho na conservação de espécies e habitats naturais. Em particular, pela sua atitude favorável, colaborativa e altruísta em relação ao projeto LIFE LYNXCONNECT.
ANDALUZIA
Herdade Arenillas
Pela atitude favorável demonstrada pelos proprietários em relação à presença de exemplares de lince-ibérico nesta herdade, e pela sua colaboração com os técnicos e equipa de monitorização do Projeto LIFE LYNXCONNECT na realização das operações inerentes à vigilância e monitorização do lince aí estabelecido.
CASTILLA-LA MANCHA
Agentes Ambientais da Junta de Castilla-La Mancha
Pelo seu meritório trabalho na conservação do lince-ibérico e pela sua colaboração e apoio incondicional ao Projeto LIFE LYNXCONNECT.
Data: Sexta-feira, dia 28 de abril de 2023
Local: Beja
Programa
18h30 Abertura
- Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
19h00 Conquistando territórios. Oito anos de reintrodução do lince-ibérico em Portugal – Pedro Sarmento, ICNF / DRCNF-Alentejo / Responsável técnico do ICNF, no projeto LIFE Lynxconnect
19h30 Encerramento
- Humberto Rosa, Diretor para a Biodiversidade da Direção-Geral do Ambiente,
Comissão Europeia