Dia Mundial do Inseto Comestível – 27 de outubro de 2018

Dia Mundial do Inseto Comestível – 27 de outubro de 2018

Comunicado – Dia Mundial do Inseto Comestível – 27 de outubro de 2018

Pela primeira vez em Portugal, a PORTUGAL INSECT assinala o DIA MUNDIAL DO INSETO COMESTÍVEL, com um evento aberto ao público na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Este evento incluirá um conjunto de palestras e uma sessão de degustação de produtos com insetos.

O World Edible Insect Day é já assinalado em vários países ocidentais, na sequência da orientação dada pela FAO (ONU) no sentido de reintegrarmos os insetos como fonte proteica em alimentação humana. Entendemos por isso, que Portugal não poderia ficar de fora deste movimento mundial.

A PORTUGAL INSECT é uma associação criada em maio deste ano e que congrega os produtores e transformadores portugueses de insetos, com vista à sua utilização na alimentação humana e animal. De entre os nossos objetivos, destacamos o contributo para a consciencialização das populações sobre as vantagens nutricionais e ambientais do consumo de produtos alimentares à base de insetos.

“… by 2050 the world will host 9 billion people.” “… food production will need to almost double.” “We need to find new ways of growing food.” “Insects offer a significant opportunity…”

in “Edible insects: future prospects for food and feed security”. FAO / ONU. Rome, 2013

PROGRAMA

15:30 – Boas-vindas

Rui Nunes, Presidente da Direção da Portugal Insect 15:45 – Enquadramento legal na União Europeia

Ana Paula Bico, Direção Geral de Alimentação e Veterinária (Ministério da Agricultura)

16:00 – Larvas e proteína de Tenebrio molitor: caracterização e aplicação num produto alimentar Sara Costa, Instituto Português do Mar e da Atmosfera

16:15 – A abordagem culinária dos insetos

Patrícia Borges, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

16:30 – Perspetivas do consumidor face ao consumo de insetos edíveis

Luis M. Cunha, GreenUPorto / Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 16:45 – Mesa redonda

17:15 – Sessão de degustação

Comente este artigo
Anterior Governo avança com linha de crédito para apoiar organizações de produtores e cooperativas
Próximo Agricultores vão ser recebidos terça dia 23 de outubro pela directora regional de agricultura, em Coimbra

Artigos relacionados

Últimas

Syngenta é parceira da Herdade do Pinheiro no incremento da Biodiversidade

A Herdade do Pinheiro é uma das sociedades agrícolas portuguesas aderentes ao Operation Pollinator da Syngenta, um projeto que visa a criação de habitats favoráveis ao desenvolvimento e fixação de insetos polinizadores.
 Na manhã de terça-feira, 20 de Junho, realizou-se uma visita técnica à Herdade do Pinheiro para balanço das ações já implementadas e preparação dos próximos passos do projeto.
  […]

Últimas

Reembolso da disciplina financeira – campanha 2015

[Fonte: IFAP]
De acordo com o princípio da Disciplina Financeira, referido no artigo 8.º do Regulamento (CE) n.º 1307/2013 (aplicável à campanha 2015), os montantes destinados a financiar as despesas relacionadas com o mercado e os pagamentos diretos da Política Agrícola Comum (PAC) devem respeitar os limites máximos anuais fixados por Decisão dos representantes dos Governos dos Estados-Membros. […]

Últimas

Portugal Fresh leva número recorde de empresas à Fruit Attraction 2017 em Madrid

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção de Frutas Legumes e Flores vai levar à Fruit Attracion 2017, em Madrid, a maior delegação de sempre de produtores nacionais. Entre 18 e 20 de Outubro, 38 empresas e associações de produtores vão marcar presença naquela que é uma das principais feiras empresariais da Europa, […]