No dia 3 de novembro é assinalado o Dia Mundial de Uma Só Saúde (One Health).
Esta celebração reforça a importância da interconexão vital entre a saúde humana, animal e ambiental. Este conceito, cada vez mais central nas políticas públicas de saúde, destaca a importância de abordagens integradas para enfrentar os desafios globais que afetam diretamente a vida dos seres humanos, dos animais e dos ecossistemas que nos sustentam.
A saúde de todos os seres vivos está intrinsecamente ligada ao ambiente em que vivem e, por isso, a prevenção de doenças, a segurança alimentar e o bem-estar animal devem ser tratados de forma integrada e interdependente.
A implementação de ações conjuntas e a partilha de conhecimento e boas práticas entre diferentes setores da sociedade são essenciais para a construção de um futuro mais saudável e sustentável para todos.
A Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), como entidade responsável pela promoção e salvaguarda da saúde animal e da segurança alimentar reforça o seu compromisso com a promoção de políticas públicas que incentivem a colaboração entre as áreas da saúde pública, veterinária e ambiental.
Em colaboração com outras entidades nacionais e internacionais, a DGAV tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas e projetos que visam monitorizar, prevenir e controlar doenças de relevância para a saúde pública e animal, como zoonoses e outras enfermidades que podem cruzar as fronteiras entre humanos, animais e o meio ambiente. Este trabalho de prevenção e vigilância é essencial para garantir a saúde pública e a segurança alimentar no nosso país.
A este propósito, a DGAV estará hoje presente na 1.ª Conferência Internacional do Grupo de Trabalho de Zoonoses que se realiza em Vila Real com o objetivo de criar um espaço para a partilha de conhecimentos e ideias entre especialistas nacionais e internacionais das áreas da saúde humana, animal e ambiental. Esta será uma oportunidade única para discutir desafios, trocar experiências e moldar o futuro da investigação e da ação no campo das zoonoses, com impacto direto na saúde pública a partir de uma perspetiva One Health.

O artigo foi publicado originalmente em DGAV.













































