A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar uma Acção de Formação sobre o “Plano de acção para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal” no próximo dia 25 de Julho, com início previsto pelas 10 horas no Pólo de Formação em Constância.
A acção sobre a vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, conta com a colaboração do ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, FNAP — Federação Nacional dos Apicultores de Portugal e a Comunidade Inter-municipal Do Médio Tejo.
Estas acções destinam-se essencialmente a:
- Técnicos dos vários Organismos da Administração Central e da Administração Local do Estado –
DGAV; INIAV; ICNF; DRAP; Câmaras Municipais (nomeadamente GTF – Gabinetes Técnicos Florestais e Serviços Municipais de Protecção Civil); - Técnicos de Organizações de Apicultores (associações, sociedades, cooperativas); de Caça; de Produtores Florestais;
- Elementos do SEPNA/GNR (incluindo operadores da linha SOS Ambiente); Bombeiros; Guardas de Recursos Florestais; Vigilantes da Natureza; e Sapadores Florestais.
A ficha de inscrição (aqui) deve ser enviada à DGAV até ao dia 19 de Julho, para o e-mail formacao.especializada@dgav.pt.
Ver também:
Montalegre: plano municipal de combate à vespa velutina já fez 13 mil capturas
Campanha Nacional de Combate à Vespa velutina. 1 M€ para destruir 10.000 ninhos
Manual de Boas Práticas na Destruição de Ninhos de Vespa velutina. Já viu?
Quercus diz que vespa asiática está sem controlo e lança folheto explicativo
Agricultura e Mar Actual