Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos de <12 Kg apresentaram um acréscimo em relação à semana anterior, +17 cêntimos / Kg. No que se refere aos borregos pesados, de 22-28 Kg e de >28 Kg, a tendência foi de estabilidade.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi animada em Castelo Branco e muito animada na Cova da Beira e na Guarda. Subida dos borregos de <12 Kg em Castelo Branco e na Cova da Beira (-25 cêntimos / Kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi relativamente fraca na área de mercado de Coimbra e média em Viseu; a procura foi animada em Coimbra e muito animada em Viseu. A procura baixou em relação à semana anterior em Coimbra, mas apesar disso as cotações dos borregos de <12 Kg mantiveram-se estáveis nas duas áreas.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi fraca em Beja, relativamente fraca em Évora e Estremoz e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral e Elvas; a procura foi média em Évora, Estremoz, Beja e Elvas e relativamente animada no Alentejo Norte e no Alentejo Litoral.

Apesar da procura ter diminuído em Évora, as cotações dos borregos mantiveram-se estáveis nas seis áreas analisadas.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi média e a procura relativamente animada. A procura aumentou nas duas últimas semanas, o mesmo acontecendo às cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg voltou a subir em relação à semana anterior na região de Trás-os-Montes (+25 cêntimos / Kg); estabilidade destes animais na Beira Interior e na Beira Litoral.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca na Cova da Beira e na Sertã; a procura foi animada na Sertã e muito animada na Cova da Beira e na Guarda. A oferta baixou em relação à semana anterior nas três áreas analisadas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e fraca em Viseu; a procura foi animada nas duas áreas, tendo diminuído um pouco em relação à semana anterior, com a passagem do Natal. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas duas áreas analisadas, Coimbra e Viseu.

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi média e a procura relativamente animada. A oferta e a procura, mas principalmente a procura, aumentaram nas duas últimas semanas. Subida das cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi fraca e a procura animada. Estabilidade de cotações dos cabritos.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente abundante no Alentejo Norte; a procura foi fraca em Estremoz e relativamente animada no Alentejo Norte. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg nas duas áreas analisadas.

Pode consultar todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações .

Anterior Aprolep pede aumento do preço do leite e insta Governo a bater-se por “mercado responsável”
Próximo Debater o futuro da produção de plantas

Artigos relacionados

Últimas

Los corderos alcanzan su nivel más alto en lo que va de año


Un aumento en las ventas vuelven a provocar subidas los corderos, en un mercado donde la falta de animales en el campo continúa siendo la tónica general. […]

Cotações PT

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona de mesa
Na semana em análise, foi dada por encerrada a campanha na área de mercado Castelo Branco, […]

Dossiers

El Ministerio asignará una media de 4.563,56€ por los nuevos derechos de la Reserva Nacional de Pago Básico de 2018

El Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación, a través del Fondo Español de Garantía Agraria O.A. (FEGA) ha resuelto la asignación de la Reserva Nacional del Régimen de Pago Básico correspondiente a la campaña 2018, […]