Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos de <12 Kg apresentaram um acréscimo em relação à semana anterior, +17 cêntimos / Kg. No que se refere aos borregos pesados, de 22-28 Kg e de >28 Kg, a tendência foi de estabilidade.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi muito fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi animada em Castelo Branco e muito animada na Cova da Beira e na Guarda. Subida dos borregos de <12 Kg em Castelo Branco e na Cova da Beira (-25 cêntimos / Kg).

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi relativamente fraca na área de mercado de Coimbra e média em Viseu; a procura foi animada em Coimbra e muito animada em Viseu. A procura baixou em relação à semana anterior em Coimbra, mas apesar disso as cotações dos borregos de <12 Kg mantiveram-se estáveis nas duas áreas.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi média e a procura relativamente animada. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi fraca em Beja, relativamente fraca em Évora e Estremoz e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral e Elvas; a procura foi média em Évora, Estremoz, Beja e Elvas e relativamente animada no Alentejo Norte e no Alentejo Litoral.

Apesar da procura ter diminuído em Évora, as cotações dos borregos mantiveram-se estáveis nas seis áreas analisadas.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi média e a procura relativamente animada. A procura aumentou nas duas últimas semanas, o mesmo acontecendo às cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Caprinos

Na semana em análise a cotação média dos cabritos de <10 Kg voltou a subir em relação à semana anterior na região de Trás-os-Montes (+25 cêntimos / Kg); estabilidade destes animais na Beira Interior e na Beira Litoral.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca na Cova da Beira e na Sertã; a procura foi animada na Sertã e muito animada na Cova da Beira e na Guarda. A oferta baixou em relação à semana anterior nas três áreas analisadas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e fraca em Viseu; a procura foi animada nas duas áreas, tendo diminuído um pouco em relação à semana anterior, com a passagem do Natal. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg nas duas áreas analisadas, Coimbra e Viseu.

Em Trás-os-Montes a oferta de cabrito foi média e a procura relativamente animada. A oferta e a procura, mas principalmente a procura, aumentaram nas duas últimas semanas. Subida das cotações dos cabritos de <10 Kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente, +25 cêntimos / Kg.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de cabrito foi fraca e a procura animada. Estabilidade de cotações dos cabritos.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente abundante no Alentejo Norte; a procura foi fraca em Estremoz e relativamente animada no Alentejo Norte. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 Kg e de >10 Kg nas duas áreas analisadas.

Pode consultar todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Aprolep pede aumento do preço do leite e insta Governo a bater-se por “mercado responsável”
Próximo Debater o futuro da produção de plantas

Artigos relacionados

Últimas

Bolsa do Porco – Semana 04/2021

Porco classe E (57% de músculo, no Matadouro) – euros /kg/Carcaça: Subida de 0,009 euros […]

Dossiers

The Neurice project has registered a total of 6 salt-tolerant rice varieties

2 have been registered in Spain, 2 in France and 2 in Italy. The Neurice project brings new tools to the rice sector to fight climate change and […]

Cotações ES

Abril finaliza con pocos cambios en los precios de las almendras

La estabilidad se mantiene en el mercado de las almendras, donde las cotizaciones apenas varían en las distintas lonjas y mercados nacionales. […]