Debater o futuro da produção de plantas

Debater o futuro da produção de plantas

A 9 de Janeiro, o Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), acolhe a conferência “The future of plant breeding”. A conferência é promovida pela European Landowners Association, entidade que representa os interesses dos proprietários e gestores de propriedades rurais e de negócios rurais na União Europeia.

Esta iniciativa surge na sequência de uma decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, que defende que as «novas técnicas de edição genética» deverão ser abrangidas pela legislação europeia sobre organismos geneticamente modificados (OGM). Os promotores da conferência consideram a legislação sobre OGM como «restritiva» e podendo prejudicar a adopção e aplicação das referidas técnicas.

A organização salienta que o sector agrícola enfrenta múltiplos desafios – como alterações climáticas, aumentar a produção de alimentos para corresponder ao aumento populacional, aumentar a resistência contra ameaças novas e existentes, uso sustentável de recursos, entre outros – e que as inovações no sector das plantas – como as «novas técnicas de edição genética» – «prometem ajudar a responder a esses desafios». Neste âmbito, a conferência visa examinar as consequências da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia, propor formas de resolução do problema e demonstrar as situações que poderão ser resolvidas através destas tecnologias.




O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 24 a 30 Dezembro 2018
Próximo Renovada aprovação das substâncias activas compostos de cobre

Artigos relacionados

Últimas

Ministro da Agricultura não demite a diretora da Tapada de Mafra porque esta não foi condenada

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural respondeu ao Observador que a Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) ainda não condenou a diretora da Tapada Nacional de Mafra, […]

Dossiers

Las mandarinas se pagan casi un 30% más caras que hace un año en Córdoba


La mandarina Tango ha repetido esta semana entre 80 y 95 céntimos de euro por kilo en árbol en la Lonja de Córdoba. […]

Comunicados

TAGUS – Estão disponíveis mais 400 mil euros para projetos em Abrantes, Constância e Sardoal

A TAGUS abriu dois novos avisos do período de submissão de candidaturas. As medidas do PDR2020, que estão agora disponíveis para receber pedidos […]