Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos de 22-28 Kg e de >28 Kg apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior, +2 cêntimos / Kg; estabilidade dos borregos de <12 Kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi média na Guarda e relativamente animada em Castelo Branco e na Cova da Beira. Estabilidade das cotações dos borregos de <12 Kg nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi fraca em Coimbra e relativamente fraca em Viseu. A procura sofreu uma quebra nas últimas semanas, o que é normal para a época. Apesar disso, as cotações dos borregos de <12 Kg mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior nas duas áreas.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi relativamente abundante e a procura relativamente fraca. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas com exceção de Elvas em que foi relativamente fraca. Subida de cotações dos borregos de 13-21 Kg, 22-28 Kg e de >28 Kg em Beja, +10 cêntimos / Kg.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram relativamente fracas, tendo baixado ambas nas duas últimas semanas. As cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg pautaram-se pela estabilidade nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

A cotação média dos cabritos de <10 Kg sofreu uma redução em relação à semana anterior na região da Beira Litoral, -25 cêntimos / Kg. Estabilidade destes animais na Beira Interior e em Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas três áreas de mercado, Cova da Beira, Guarda e Sertã; a procura foi relativamente fraca na Sertã, média na Guarda e animada na Cova da Beira. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca e a procura fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu. A procura caiu em relação à semana anterior nas duas áreas referidas, o mesmo acontecendo à cotação +freq. dos cabritos de <10 Kg em Viseu (-50 cêntimos / Kg).

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas, tendo ambas diminuído nas duas últimas semanas. Após a quebra registada na semana passada, as cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Alentejo

No Alentejo a oferta e a procura de cabrito foram fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Alentejo Norte e Estremoz. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg, e dos animais adultos nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Capoulas entrega 9 M€ em máquinas pesadas para sapadores florestais
Próximo Exportações agroalimentares nacionais superaram 900 milhões de euros até julho

Artigos relacionados

Dossiers

Recortes de la PAC: Planas ya reconoce abiertamente que se debe discutir si mantener o no los derechos históricos

El ministro de Agricultura, Pesca y Alimentación, Luis Planas, ya ha reconocido abiertamente que es necesario discutir con las Comunidades Autónomas si se deben mantener o no los derechos históricos de la PAC dentro de la negociación del próximo Plan Estratégico Nacional. […]

Nacional

Proteção Civil alerta para risco elevado de incêndios devido ao calor extremo

A Proteção Civil alertou esta sexta-feira para o perigo de incêndios rurais devido às temperaturas altas que são esperadas para os próximos dias. […]

Últimas

Ayudas PAC: proyecto sobre los cambios en los plazos de la actual campaña de solicitud

Teniendo en cuenta las dificultades que plantea la presentación de solicitudes de ayudas de la PAC en el actual estado de alarma por el coronavirus y las medidas de flexibilidad que ha introducido la Comisión Europea para su gestión, […]