Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2019

[Fonte: Agricultura e Mar]

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

As cotações médias nacionais dos borregos de 22-28 Kg e de >28 Kg apresentaram um ligeiro acréscimo em relação à semana anterior, +2 cêntimos / Kg; estabilidade dos borregos de <12 Kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi fraca na área de mercado da Guarda e relativamente fraca em Castelo Branco e na Cova da Beira; a procura foi média na Guarda e relativamente animada em Castelo Branco e na Cova da Beira. Estabilidade das cotações dos borregos de <12 Kg nas três áreas.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi muito fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu; a procura foi fraca em Coimbra e relativamente fraca em Viseu. A procura sofreu uma quebra nas últimas semanas, o que é normal para a época. Apesar disso, as cotações dos borregos de <12 Kg mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior nas duas áreas.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta de borrego foi relativamente abundante e a procura relativamente fraca. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta de borrego foi relativamente fraca nas áreas de mercado de Estremoz e Beja e média no Alentejo Norte, Alentejo Litoral, Évora e Elvas; a procura foi média em todas as áreas com exceção de Elvas em que foi relativamente fraca. Subida de cotações dos borregos de 13-21 Kg, 22-28 Kg e de >28 Kg em Beja, +10 cêntimos / Kg.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de borrego foram relativamente fracas, tendo baixado ambas nas duas últimas semanas. As cotações dos borregos de <12 Kg e de 13-21 Kg pautaram-se pela estabilidade nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

A cotação média dos cabritos de <10 Kg sofreu uma redução em relação à semana anterior na região da Beira Litoral, -25 cêntimos / Kg. Estabilidade destes animais na Beira Interior e em Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi fraca nas três áreas de mercado, Cova da Beira, Guarda e Sertã; a procura foi relativamente fraca na Sertã, média na Guarda e animada na Cova da Beira. As cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca e a procura fraca nas duas áreas de mercado, Coimbra e Viseu. A procura caiu em relação à semana anterior nas duas áreas referidas, o mesmo acontecendo à cotação +freq. dos cabritos de <10 Kg em Viseu (-50 cêntimos / Kg).

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram relativamente fracas, tendo ambas diminuído nas duas últimas semanas. Após a quebra registada na semana passada, as cotações dos cabritos de <10 Kg mantiveram-se estáveis nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Ribatejo e Oeste

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. As cotações dos cabritos de <10 Kg não registaram quaisquer alterações.

Alentejo

No Alentejo a oferta e a procura de cabrito foram fracas nas duas áreas de mercado analisadas, Alentejo Norte e Estremoz. Estabilidade de cotações dos cabritos, de <10 Kg e de >10 Kg, e dos animais adultos nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo

O artigo Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 2 a 8 Setembro 2019 foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Anterior Capoulas entrega 9 M€ em máquinas pesadas para sapadores florestais
Próximo Exportações agroalimentares nacionais superaram 900 milhões de euros até julho

Artigos relacionados

Sugeridas

Granizo destrói pomares em Armamar e provoca milhares de prejuízos – video

[Fonte: Porto Canal]
A chuva intensa e o granizo destruíram a produção de maçã em Armamar. Numa altura em que se fazem contas aos prejuízos provocados pelo temporal, os produtores falam numa quebra de 50% da produção e perdas de 15 milhões de euros. […]

Nacional

Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Visite e vote no seu preferido

[Fonte: Agricultura e Mar]
A 15.ª edição Festival Internacional de Jardins Ponte de Lima (FIJ) encontra-se a decorrer até 31 de Outubro. Artistas, designers, jardineiros, e arquitectos paisagistas de 9 países, propõem a sua visão dos “Jardins do Fim do Mundo”, […]

Notícias mercados

2016: a agricultura em Portugal em 10 gráficos

[Fonte: Jornal de Negócios]
A produção agrícola foi afectada em 2015/2016 por condições climatéricas adversas, observando-se quebras no azeite, vinho e frutas.

A produção de azeite caiu mais de 36% em 2016, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística, ficando muito abaixo de um milhão de hectolitros. […]