Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 10 a 16 Agosto 2020

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 10 a 16 Agosto 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Ovinos

Na semana em análise registou-se uma nova subida da cotação média nacional dos borregos de <12 kg em relação à semana anterior (+17 cêntimos / kg); estabilidade dos borregos de 22-28 kg e de >28 kg.

Na Beira Interior a oferta de borrego foi fraca na área de mercado de Castelo Branco, relativamente fraca na Cova da Beira e média na Guarda; a procura foi relativamente fraca em Castelo Branco, média na Guarda e relativamente animada na Cova da Beira. Nas últimas semanas, a procura aumentou um pouco nas três áreas com a chegada de emigrantes e turistas à região. Subida dos borregos de <12 kg na Guarda (+50 cêntimos / kg) e na Cova da Beira (+25 cêntimos / kg nas cot. mín. e máx.).

Na Beira Litoral a oferta de borrego foi fraca na área de mercado de Coimbra e média em Viseu e a procura foi fraca nas duas áreas. Novo ligeiro aumento da procura de borrego e ovelhas de refugo em Viseu, mas em Coimbra apenas das ovelhas de refugo. Após a subida de cotações registada na semana passada, a tendência foi de completa estabilidade, quer para os borregos, quer para os animais adultos.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de ovinos foram médias e equilibradas. Estabilidade generalizada de cotações.

Alentejo

No Alentejo a oferta e a procura de borrego foram médias em todas as áreas de mercado, com excepção da oferta no Alentejo Litoral (relativamente fraca) e em Beja (abundante). A procura de animais para exportação com destino a Israel têm mantido o mercado relativamente animado. Ligeira subida de cotações dos borregos de 13-21 kg (+5 cêntimos / kg) e de 22-28 kg (+10 cêntimos / kg) no Alentejo Norte e em Elvas.

Em Trás-os-Montes a oferta de borrego foi relativamente fraca e a procura média, tendo esta última melhorado um pouco nas últimas semanas. Estabilidade das cotações dos borregos de <12 kg e de 13-21 kg nas três áreas de mercado, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

Caprinos

Na semana em análise registou-se uma ligeira subida da cotação média dos cabritos de <10 kg em relação à semana anterior, na região da Beira Interior, +9 cêntimos / kg; estabilidade destes animais na Beira Litoral e em Trás-os-Montes.

Na Beira Interior a oferta de cabrito foi relativamente fraca nas áreas de mercado da Cova da Beira e da Sertã e média na Guarda. A procura foi média na Guarda e animada na Cova da Beira e Sertã, tendo aumentado nas três áreas nas duas últimas semanas. Subida de cotações dos cabritos de <10 kg na Cova da Beira (+25 cêntimos / kg), que se ficou a dever ao facto da oferta ser insuficiente.

Beira Litoral

Na Beira Litoral a oferta de cabrito foi muito fraca na área de mercado de Coimbra e fraca em Viseu. A procura foi fraca nas duas áreas, tendo melhorado um pouco em Viseu, mas mantendo-se inferior ao normal nesta altura do ano. A procura de cabras de refugo aumentou um pouco nas duas áreas. As cotações, quer dos cabritos, quer dos animais adultos, mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Trás-os-Montes

Em Trás-os-Montes a oferta e a procura de cabrito foram médias, tendo a procura melhorado nas últimas semanas. Estabilidade de cotações dos cabritos de <10 kg nas três áreas de mercado analisadas, Alto Tâmega, Terra Fria e Terra Quente.

No Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo, a oferta e a procura de cabrito foram fracas. Estabilidade das cotações dos cabritos, de <10 kg e de >10 kg.

Alentejo

No Alentejo a oferta de cabrito foi fraca na área de mercado de Estremoz e relativamente fraca no Alentejo Norte; a procura foi muito fraca no Alentejo Norte e fraca em Estremoz. As cotações dos cabritos de <10 kg e de >10 kg mantiveram-se estáveis em relação à semana passada nas duas áreas.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Grupo dinamarquês investe em ervas aromáticas biológicas no Algarve
Próximo Cotações – Azeite – Informação Semanal – 10 a 16 Agosto 2020

Artigos relacionados

Últimas

Quase 2200 operacionais combateram 94 fogos em dia de alerta máximo

No primeiro dia de alerta máximo em 13 distritos do país, quase 2200 operacionais estiveram a combater 94 incêndios rurais em todo o país, […]

Dossiers

Comissão de Agricultura e Mar visita Smart Farm

[Fonte: ANIPLA] Uma comitiva de nove deputados membros da Comissão de Agricultura e Mar (CAM), encabeçada pelo seu Presidente, […]

Dossiers

Valorfito apresenta novo website

O Valorfito, designação pelo qual é conhecido o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, renovou o seu website. […]