Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, teve início a campanha de comercialização da maçã “Bravo de Esmolfe”, “Fuji”, “Golden Delicious”, “Red Delicious”, “Reineta Parda” e “Royal Gala”, após a conclusão da colheita e armazenamento da fruta. A procura nesta época do ano é geralmente baixa, com oferta elevada e escoamento a um ritmo relativamente baixo. A procura de castanha foi muito reduzida. O principal destino da castanha comercializada foi a indústria. Os stoks de castanha nos operadores acompanhados são quase nulos. A campanha de produção e comercialização da castanha foi dada como concluída.
Na área de mercado Chaves, terminou a campanha de produção e comercialização da castanha “Judia”.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, verificou-se uma descida da cotação do limão à saída de estação SE categoria II calibre 3 (63-72) em 20%, devido a um aumento da oferta.
No Algarve, terminou a campanha de produção e comercialização do marmelo e da romã.

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas de amêndoa foram inferiores às verificadas na semana anterior. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, a campanha de 2025 para a avelã está a ser marcada por uma cotação significativamente mais elevada face ao ano anterior, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão, tendência para aumento da procura.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
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Cotações – Frutos frescos e secos – 1 a 7 de dezembro de 2025













































