Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, verificou-se uma ligeira subida no volume de maçãs comercializado, transversal a todas as variedades, tendo-se registado uma subida das cotações da maçã “Red Delicious” SE categoria II calibre 65-70 caixa em 54%, SE II >80 e 70-75 caixa 16%, “Golden Delicious” SE I 70-75 caixa 50% e “Bravo de Esmolfe” SE II 60-65 caixa 29%. Descida das cotações da maçã “Golden Delicious” SE I >80 caixa e “Reineta Parda” SE II >85 caixa em 12%, e “Golden Delicious” SE II 65-70 caixa 10%, devido a uma procura baixa.
Na Beira Litoral, área de mercado Litoral Centro, após a época de Natal e ano novo, a procura de morango diminuiu e as cotações desvalorizaram para o morango SE categoria I grado cuvete 500 g em 46% e SE II grado caixa 42%.
Na área de mercado Viseu, verificou-se uma subida das cotações da maçã “Bravo de Esmolfe” SE I calibre 60-65 caixa em 56%, 65-70 caixa 42% e >70 caixa 33%. A valorização foi motivada pelo aumento da procura dos calibres de melhor qualidade.
No Ribatejo e Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma descida da cotação do morango SE II grado em 22%, devido a uma diminuição da procura após a época festiva.
No Alentejo, área de mercado Odemira, a oferta de morango foi baixa e a cotação teve uma ligeira subida de 11% para o morango SE categoria II tamanho grado.
No Algarve, verificou-se uma descida da cotação da tangerina “Fremont” SE categoria II calibre 3 (54-64) em 14%, motivada por uma procura e oferta menores.

Frutos Secos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro, as quantidades transacionadas de amêndoa foram baixas. A amêndoa tem concorrência de produto de outras regiões e de Espanha. Cotações estáveis.
Na Beira litoral, área de mercado Viseu, a campanha de 2025 para a avelã está a ser marcada por uma cotação significativamente mais elevada face ao ano anterior, reflexo direto da valorização do mercado internacional. Cotações estáveis.
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, manutenção das cotações do pinhão, tendência de descida após época do Natal. A campanha da pinha tem sido muito atípica. Pouca oferta, quase nula, e mão de obra para a apanha muito cara, o que faz os produtores desistirem por falta de rentabilidade.
No Algarve, a alfarroba não teve alteração das cotações. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.
→ Aceda aqui ao documento ←
Cotações – Frutos frescos e secos – 29 de dezembro a 4 de janeiro de 2025












































