Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise deu-se um novo ligeiro decréscimo da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g) em relação à semana anterior (-3 cêntimos / kg). Estabilidade do frango vivo (de 1,8 kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi fraca. A oferta aumentou em relação à semana passada e a procura voltou a baixar, principalmente no que se refere ao frango para churrasco, mas também nas outras classes de peso. Ligeira redução das cotações do frango abatido de 1100-1300 g e de >1300 g (-5 cêntimos / kg). Estabilidade do frango do campo.

No que se refere ao peru, verificou-se estabilidade do peru abatido e da perna de peru e um novo ligeiro decréscimo do peito de peru (-5 cêntimos / kg). Estabilidade de cotações das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de frango foram médias. Estabilidade de cotações do frango e do peru, vivos e abatidos, da perna e peito de peru e ainda das galinhas vivas, pesadas e semipesadas.

Nota: 1) A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr. 2) Iniciou-se na semana 27 a recolha de cotações da perna e peito de peru nas duas regiões.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado, Dão-Lafões e Litoral Centro. Em Dão-Lafões a oferta de ovo da classe L é um ligeiramente excedentária e a de ovo M um pouco escassa.

No Litoral Centro esta semana o consumo melhorou ligeiramente em relação à semana passada e continuou a sair ovo para o mercado externo. No que se refere às cotações dos ovos, a peso e classificados, não se registaram quaisquer alterações em relação à semana anterior nas duas áreas analisadas.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias e equilibradas. Nas duas últimas semanas registou-se uma ligeira diminuição da procura em algumas zonas do país que foi compensada pelo aumento na zona da Grande Lisboa. Mantém-se a estabilidade das cotações dos ovos, a peso e classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso.

Todas as cotações aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 9 a 15 Novembro 2020
Próximo 2020 entre os três anos mais quentes desde que há registos

Artigos relacionados

Nacional

Seca. Afluências às barragens ficam acima da média histórica no mês de novembro

De acordo com dados da gestora da rede elétrica, no acumulado do ano, o índice de produtibilidade hidroelétrica anual ficou em 0,65 (média histórica igual a 1), […]

Sugeridas

Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo abre 8º Concurso

[Fonte: PDR2020]
Estão abertas as candidaturas  à Operação 6.2.2 – Restabelecimento do Potencial Produtivo (8º Concurso)
Reconhece como catástrofe natural, […]

Últimas

Prémio Intermarché Produção Nacional garante entrada directa na grande distribuição

Foram divulgados os 6 vencedores da sexta edição do Prémio Intermarché Produção Nacional (PIPN), numa cerimónia que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa. […]