Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 19 a 25 Agosto 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise deu-se um novo decréscimo da cotação média nacional do frango abatido (65% – de 1100 a 1300 g), em relação à semana anterior, -5 cêntimos / Kg. Estabilidade do frango vivo (de 1,8 Kg) e do peru, vivo (de 14 a 15 Kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 Kg).

Centro

Na região Centro a oferta de frango foi abundante e a procura relativamente animada nas duas áreas de mercado analisadas, Dão-Lafões e Litoral Centro, tendo a procura diminuído em relação à semana anterior nas duas áreas, o que é normal para a época.

A relação oferta-procura encontra-se um pouco desequilibrada, sendo a oferta superior à procura. Em Dão-Lafões a oferta de frango das classes de peso mais elevadas é excedentária. Estabilidade do frango vivo e descida do frango abatido de todas as classes de peso nas duas áreas: -10 cêntimos / Kg na cot. +freq. em Dão-Lafões e -5 cêntimos / Kg no Litoral Centro (excepto na classe de 700-900 g, em que apenas desce a cot. máx., -15 cêntimos / Kg).

Estabilidade do frango do campo e do peru abatido em Dão-Lafões. No que se refere às galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, apenas se registou um pequeno acréscimo da cot. máx. das galinhas semipesadas no Litoral Centro (+1 cêntimo / Kg).

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta foi média e a procura animada. Mantém-se a estabilidade generalizada de cotações.

Ovos

Após 3 semanas de subida consecutivas, na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L mantiveram-se estáveis; estabilidade também do ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g).

Na região Centro a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões; a procura foi relativamente animada no Litoral Centro e animada em Dão-Lafões, tendo a procura e o consumo diminuído nas duas áreas, com a partida de muitos emigrantes e turistas.

Oferta suficiente

A oferta revela-se suficiente nas duas áreas. Estabilidade generalizada das cotações dos ovos, na produção e classificados – em cartão e ovotermo – nas duas áreas analisadas.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura relativamente animada, tendo esta última diminuído um pouco em relação à semana anterior. Manutenção das cotações dos ovos, a peso e classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso, S, M, L e XL.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Oportunidade de negócio: Empresa polaca procura fornecedores de sumos biológicos
Próximo PAN diz que concentração de serviços está a despovoar aldeias e vilas

Artigos relacionados

Dossiers

Primeiro aniversário supermercado Mercadona em Portugal

Hoje celebramos o primeiro ano de portas abertas aos nossos “Chefes”. No dia 2 de julho de 2019, abrimos a primeira loja da Mercadona em […]

Notícias PAC pós 2020

La crisis por el COVID-19 no faculta a la Junta de Extremadura a no abonar a los agricultores las ayudas de la PAC del año 2019


Extremadura es la última región de España en abonar las ayudas de la PAC (Política Agraria Común) a los agricultores y ganaderos. […]

Dossiers

“As cabras sapadoras são um show off político”

O Governo anunciou, no ano passado, rebanhos dedicados à gestão do combustível florestal.

Há agricultores e pastores que se queixam da libertação sem controlo de cabras selvagens, […]