Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 1 a 7 Junho 2020

Cotações – Aves e Ovos – Informação Semanal – 1 a 7 Junho 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Aves

Na semana em análise registou-se uma nova subida das cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g), em relação à semana anterior, respectivamente +15 e +27 cêntimos / kg.

A inversão da tendência negativa deu-se na semana passada, tendo esta semana prosseguido a recuperação. No que se refere ao peru, a tendência foi de estabilidade, quer no que se refere ao peru vivo (de 14 a 15 kg), quer ao peru abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg).

Beira Litoral

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi abundante e a procura animada, tendo a procura melhorado significativamente nas últimas semanas.

Vários factores concorreram para esta recuperação, seja a reabertura de muitas churrasqueiras, seja a reabertura condicionada da restauração, sejam as condições atmosféricas favoráveis.

A relação oferta-procura de frango encontra-se agora equilibrada. Nova subida de cotações do frango abatido, +15 cêntimos / kg para a classe de 700-900 g, +20 cêntimos / kg para a classe de 900-1100 g, +35 cêntimos / kg para a classe de 1100-1300 g e +25 cêntimos / kg para a classe de >1300 g. As cotações do frango do campo, do peru abatido e ainda das galinhas vivas, pesadas e semi-pesadas, voltaram a manter-se estáveis.

Ribatejo e Oeste

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi média e a procura foi relativamente animada, tendo ocorrido novo aumento da procura. No que se refere às cotações, verificou-se um aumento do frango vivo (+15 cêntimos / kg) e do frango abatido, +10 cêntimos / kg para as classes de peso de 700-900 g e 900-1100 g e +20 cêntimos / kg para as classes de 600-700 g, 1100-1300 g e >1300 g.

Nota: A partir da 1ª semana de 2020 as 2 Áreas de Mercado da Região da Beira Litoral – Dão-Lafões e Litoral Centro fundiram-se, dando origem à Área de Mercado da Beira Litoral. O mesmo aconteceu para as Áreas de Mercado de Dão-Lafões Gr. e Litoral Centro Gr., de cuja fusão resultou a Área de Mercado da Beira Litoral Gr.

Ovos

Na semana em análise deu-se uma redução generalizada das cotações médias nacionais dos ovos em relação à semana anterior, -5 cêntimos / kg para o ovo na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e -3 cêntimos / dúzia no caso dos ovos classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi relativamente abundante na área de mercado do Litoral Centro e abundante em Dão-Lafões. A procura foi média no Litoral Centro e relativamente animada em Dão-Lafões. A oferta aumentou em relação à semana anterior em Dão-Lafões, encontrando-se a relação oferta-procura desequilibrada nas duas áreas.

A reabertura de restaurantes e pastelarias não trouxe uma melhoria significativa da procura. Por outro lado, verificou-se um aumento da oferta de ovo caseiro na região.

Em Dão-Lafões é de referir ainda a entrada de ovo do mercado externo a preços competitivos. Redução generalizada das cotações dos ovos, na produção (-5 a -10 cêntimos / kg) e classificados, em cartão e ovotermo, de todas as classes de peso (-5 a -15 cêntimos / dúzia, tendo-se registado o maior decréscimo nos ovos em cartão em Dão-Lafões).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de ovo foi média e a procura relativamente fraca, tendo esta última voltado a baixar um pouco em relação à semana anterior. Apesar disso, as cotações dos ovos, quer do ovo a peso, quer dos ovos classificados, em cartão e ovotermo, mantiveram-se estáveis.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar - Cotações.

Comente este artigo
Anterior Queixa-crime contra o Estado: receitas do Pinhal de Leiria cobriam 40 vezes as despesas
Próximo Covid-19 leva a queda de 39,8% nas exportações em Abril de 2020. Apenas o agroalimentar cresceu

Artigos relacionados

Nacional

O futuro da Pequena Agricultura Familiar – 19 de Janeiro 2018 – Póvoa de Varzim

 
A CONFAGRI promove, no próximo dia 19 de Janeiro, um Seminário sobre o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar, que se encontra em consulta pública. […]

Nacional

Governo Regional e AJAMPS apoiam Agricultores na comercialização das suas produções

Dadas as necessárias medidas adotadas para a contenção da disseminação do COVID-19, o Governo Regional, em parceria com a Associação de Jovens […]

Nacional

Campanha “Agricultura, do Campo à Mesa” apoia agricultores de Terras de Bouro

O Projeto CLDS 4GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de Atividades em Terras de Bouro divulgou o cartaz “Agricultura, do Campo à […]