Cotações – Aves e Ovos – 19 a 25 de abril 2021

Cotações – Aves e Ovos – 19 a 25 de abril 2021

Aves

Na semana em análise as cotações médias nacionais do frango, vivo (de 1,8 kg) e abatido (65% – de 1100 a 1300 g) e do peru, vivo (de 14 a 15 kg) e abatido (80% – de 5,7 a 9,8 kg), mantiveram-se estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral, na área de mercado da Beira Litoral, a oferta de frango foi relativamente abundante e a procura foi média. Esta semana a procura interna baixou um pouco, no entanto a relação oferta-procura encontra-se equilibrada, uma vez que estão a decorrer algumas exportações. No que se refere às cotações, apenas a referir um ligeiro acréscimo das galinhas vivas pesadas (+8 cêntimos / kg na cot. mín. e +3 cêntimos / kg na cot. +freq.) e um ligeiro decréscimo das galinhas vivas semipesadas (-5 cêntimos / Kg na cot. mín.).

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta de frango foi média e a procura foi relativamente animada. Após a descida de cotações do peru abatido e da perna de peru, esta semana a tendência foi de completa estabilidade.

Ovos

Na semana em análise as cotações médias nacionais dos ovos, na produção (ovo a peso de 60 a 68 g) e classificados e embalados em ovotermo das classes de peso M e L, mantiveram-se novamente estáveis em relação à semana anterior.

Na região da Beira Litoral a oferta de ovo foi média na área de mercado de Dão-Lafões e relativamente abundante no Litoral Centro. A procura foi média nas duas áreas analisadas, tendo baixado após a passagem da quadra Pascal. Este ano a procura nesta quadra foi inferior ao que era habitual antes da pandemia. A relação oferta-procura encontra-se equilibrada em Dão-Lafões, mas no Litoral Centro a oferta é um pouco excedentária, estando a ocorrer vazios sanitários nas duas áreas. Por outro lado, no Litoral Centro estão a registar-se vendas para o mercado externo. As cotações dos ovos de gaiola, na produção e classificados, mantiveram-se em relação à semana passada. A oferta de ovos de solo e de ar livre foi relativamente fraca e a procura foi média e as cotações continuaram a manter-se estáveis.

Na região do Ribatejo e Oeste, na área de mercado do Ribatejo e Oeste, a oferta e a procura de ovo foram médias. Apesar da procura no mercado interno ter diminuído um pouco, a procura para exportação aumentou, pela que a relação oferta-procura está equilibrada. Estabilidade de cotações dos ovos de gaiola (a peso e classificados) e dos ovos classificados de solo e ar livre.

→ Aceda aqui às cotações ←

Comente este artigo
Anterior Precipitação semanal e acumulada no ano hidrológico 2020/2021 - 26 de abril de 2021
Próximo Cotações - Coelhos - 19 a 25 de abril 2021

Artigos relacionados

Nacional

Agricultores acusam ambientalistas de “desinformação” sobre o trabalho do setor no combate às alterações climáticas

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo e a Olivum – Associação de Olivicultores do Sul emitiram esta quarta-feira (24 de abril) um comunicado conjunto em que acusam as organizações ambientalistas, […]

Cotações PT

Cotações – Suínos – Informação Semanal – 27 Janeiro a 2 Fevereiro 2020

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
A cotação média nacional do porco classe S sofreu novamente um pequeno decréscimo em relação à […]

Dossiers

Estudo coordenado pela Universidade do Algarve ajuda a detetar declínio do sobreiro

Um estudo coordenado por uma investigadora da Universidade do Algarve (UAlg), publicado numa revista científica internacional, relaciona o surgimento de uma proteína nas […]