Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Fórum sobre economia do cavalo volta à discussão em julho em Alter do Chão

    Nova exposição permanente no EVOA convida visitantes para uma experiência sensorial e científica

    O odor do pinhal como um aliado na monitorização da doença da murchidão do pinheiro

    “São necessárias ações urgentes para evitar o risco de transformação dos recursos hídricos em armas”

    O sobreiro estreia-se no International Tree-Ring Data Bank

    Bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e o Laboratório de Rhizobactérias da Universidade de Aveiro demonstra resultados promissores na produção de nogueira

    Maçã Reineta de Fontanelas: Valorização de uma variedade tradicional através da caracterização físico-química, nutricional e sensorial

    Energia, circularidade e negócio. Qual é o futuro do digerido?

    Compostagem circular. Uma resposta agrícola a um problema real

  • Opinião
    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    O odor do pinhal como um aliado na monitorização da doença da murchidão do pinheiro

    22/05/2025

    O sobreiro estreia-se no International Tree-Ring Data Bank

    22/05/2025

    Bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e o Laboratório de Rhizobactérias da Universidade de Aveiro demonstra resultados promissores na produção de nogueira

    22/05/2025

    Emergency support of €15 million to farmers in Czechia, Slovenia and Germany

    22/05/2025

    Tarifas: Usar os alimentos como resposta vai gerar inflação – associação

    22/05/2025

    “Roteiro PINUS 2025” percorre o país com ações dedicadas ao pinhal-bravo

    22/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Fórum sobre economia do cavalo volta à discussão em julho em Alter do Chão

    Nova exposição permanente no EVOA convida visitantes para uma experiência sensorial e científica

    O odor do pinhal como um aliado na monitorização da doença da murchidão do pinheiro

    “São necessárias ações urgentes para evitar o risco de transformação dos recursos hídricos em armas”

    O sobreiro estreia-se no International Tree-Ring Data Bank

    Bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e o Laboratório de Rhizobactérias da Universidade de Aveiro demonstra resultados promissores na produção de nogueira

    Maçã Reineta de Fontanelas: Valorização de uma variedade tradicional através da caracterização físico-química, nutricional e sensorial

    Energia, circularidade e negócio. Qual é o futuro do digerido?

    Compostagem circular. Uma resposta agrícola a um problema real

  • Opinião
    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    O odor do pinhal como um aliado na monitorização da doença da murchidão do pinheiro

    22/05/2025

    O sobreiro estreia-se no International Tree-Ring Data Bank

    22/05/2025

    Bioestimulante desenvolvido pela Tecniferti e o Laboratório de Rhizobactérias da Universidade de Aveiro demonstra resultados promissores na produção de nogueira

    22/05/2025

    Emergency support of €15 million to farmers in Czechia, Slovenia and Germany

    22/05/2025

    Tarifas: Usar os alimentos como resposta vai gerar inflação – associação

    22/05/2025

    “Roteiro PINUS 2025” percorre o país com ações dedicadas ao pinhal-bravo

    22/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal

Consumidores querem qualidade nos produtos frescos. Quais são as estratégias da Distribuição?

por Voz do Campo
15-04-2019 | 08:58
em Nacional, Últimas
Tempo De Leitura: 4 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

É consensual que vivemos num mundo globalizado em que as modas e tendências mudam a uma velocidade vertiginosa, mas é também neste mundo que se movimenta um consumidor cada vez mais consciente e informado, nomeadamente quando falamos de alimentação. É muito mais comum a preocupação com uma alimentação mais saudável, sustentável e amiga do ambiente, interessada pela origem dos produtos (alimentos) e no modo como são produzidos. E isso consegue-se através do combate ao desperdício ao longo de toda a cadeia (desde a produção até ao consumo em casa), da economia circular, de uma cadeia de abastecimento alimentar mais justa (iniciativa do Parlamento Europeu ao proibir o uso de práticas comerciais desleais), do estímulo ao consumo de produtos locais, como a recente iniciativa “km0” lançada no concelho de Évora que mais não é do que a promoção da economia local preconizadora de que os alimentos sejam consumidos perto do local onde são produzidos.
Mas, sabe-se que pelo menos em Portugal, um dos locais de eleição para fazer compras, nomeadamente de produtos frescos, são as grandes superfícies. Será que estes conceitos são compatíveis, ou antagónicos? No caso concreto da hortofruticultura, na última edição da Fruit Logística (fevereiro) foi apresentado um relatório de tendências para 2019 (Surprises in Store) elaborado pela consultora norte-americana Oliver Wymar, com base na participação de aproximadamente sete mil consumidores de 14 mercados na Europa e América do Norte. De acordo com esse estudo, 59% dos consumidores elege a qualidade como fator mais importante na escolha dos produtos frescos em loja e 47% afirma estar disposto a pagar mais por produtos de melhor qualidade. Diz ainda o relatório que a crescente procura do consumidor por produtos frescos de alta qualidade está também a aumentar a exigência em toda a cadeia de valor, obrigando os retalhistas a direcionar o foco para o setor hortofrutícola com o intuito de aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor em loja e diferenciar a oferta do ponto de vista do produto.
Por cá os retalhistas não estão de modo algum alheios a estas tendências e cada qual tem desenvolvido as suas próprias estratégias, como acontece no Clube de Produtores Continente, onde a estratégia passa pela partilha de conhecimento técnico-científico junto dos produtores e através do seu Conselho Científico constituído por reconhecidos investigadores de entidades do sistema científico nacional e internacional.
Já no Grupo Auchan, a sua fileira Vida Auchan (Qualidade Sustentável), detém um caderno de encargos específico que visa as boas práticas na produção e na seleção das variedades com melhor desempenho, quer em aspeto como em sabor, para garantir a satisfação dos seus clientes, avança-nos Vítor Silva, Responsável Oferta e Compra Frutas & Verduras Auchan Retail Portugal.
No caso do Grupo Os Mosqueteiros, para dar resposta às exigências de qualidade dos consumidores nacionais o escoamento destes produtos é planificado na sazonalidade devida e adequada a cada região. Para além disso acompanha toda a produção primária e tem o cuidado de adequar as variedades à escolha do consumidor final. O Grupo Os Mosqueteiros, do qual faz parte o Intermarché , e de acordo com as palavras do seu administrador, Martinho Lopes, “desenvolveu ainda um sistema logístico que torna possível a não armazenagem de hortofrutícolas nos entrepostos logísticos, garantindo assim um transporte mais direto da produção às lojas”.
Já no caso da Jerónimo Martins, e segundo fonte oficial do Grupo, a estratégia passa por selecionar fornecedores que cumpram requisitos de qualidade e segurança alimentar. Os fornecedores são aprovados num contexto de seleção e avaliação de fornecedores de acordo com a legislação aplicável e requisitos internos do Grupo. Já nas centrais da JM, “na receção é efetuada uma inspeção aos produtos, onde por amostragem são avaliados entre outros parâmetros, características organoléticas (cor, cheiro, sabor, integridade da polpa, entre outras)”.
Está prevista para o início do próximo mês de julho a abertura da primeira loja Mercadona em Portugal, mas neste momento já compra em Portugal quantidades importantes de produtos para as suas lojas em Espanha, avança Patrícia Cotrim, Diretora do Setor Primário e Consumidores Portugal. Para atingir a satisfação do cliente a estratégia passa “por continuar a desenvolver a Cadeia Agroalimentar Sustentável da Mercadona, apostando na sua modernização mediante a colaboração com setores estratégicos do setor primário e a indústria agroalimentar”.

Para ler na íntegra na Voz do Campo n.º 225 (abril 2019)

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Oferta de emprego – Técnicos Agrícolas – Projeto IFAP / SGS

Próxima Publicação

Finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize já são conhecidos

Artigos Relacionados

Nacional

Fórum sobre economia do cavalo volta à discussão em julho em Alter do Chão

22/05/2025
Últimas

Nova exposição permanente no EVOA convida visitantes para uma experiência sensorial e científica

22/05/2025
Nacional

O odor do pinhal como um aliado na monitorização da doença da murchidão do pinheiro

22/05/2025
Próxima Publicação

Finalistas à 2ª edição do Navigator Art on Paper Prize já são conhecidos

Discussão sobre este post

Opinião

José Martino
Últimas

Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

por José Martino
21/05/2025

Ler mais
Ondina Afonso
Últimas

Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

por Ondina Afonso
18/05/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

Nova exposição permanente no EVOA convida visitantes para uma experiência sensorial e científica

22/05/2025

CIMAA reforça competências na área da Metrologia

22/05/2025

Temas em destaque

Água que Une

Eventos

Maio 2025
STQQSSD
    1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
« Abr   Jun »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.