Consultores agrícolas propõem task force para ajudar a elaborar Programa Estratégico da PAC

Consultores agrícolas propõem task force para ajudar a elaborar Programa Estratégico da PAC

As consultoras agrícolas Espaço Visual, Consulai, Agro.Ges e TerraProjectos juntaram-se para um webinário, organizado pela Espaço Visual e moderado pela jornalista Teresa Silveira, em que foi debatido o tema “A Agricultura No Pós Confinamento Covid-19 – A perspectiva dos consultores”.

E durante o evento foi proposta a criação de uma task force para ajudar a elaborar Programa Estratégico da PAC.

José Martino, da Espaço Visual, Pedro Santos, da Consulai, Francisco Gomes da Silva da Agro.Ges, e João Pereira, da TerraProjetos estiveram durante 3 horas a perspectivar o futuro agrícola pós Covid-19.

Para José Martino, esta crise vem colocar mais em relevo a necessidade de mudar o paradigma do modelo de ajudas ao investimento e ao rendimento. “Não é possível continuar a dar dinheiro a todos, sem que isso corresponda a prioridades políticas de relevante interesse público”.

Resposta à crise tem de ser europeia

Por sua vez, Francisco Gomes da Silva sublinha que a resposta a esta crise tem de ser europeia. “Temos de ter uma ideia de como vamos gerir o dinheiro que vamos receber do Fundo de Recuperação. O importante não é focarmo-nos exclusivamente na quantidade de dinheiro, mas como o vamos gerir”.

Já Pedro Santos mostrou-se “bastante optimista para os tempos que aí vêm”, embora reconheça que a agroindústria “vai ser obrigada a acompanhar os novos padrões de consumo alimentar”.

Por seu lado, João Pereira defendeu que é preciso políticas públicas concertadas que abranjam o território, as exportações, o emprego, assim como uma maior articulação entre os fundos de investimento agrícola.

Durante este debate, onde foi unânime a importância dos investimentos em comunicação e marketing. José Martino defendeu, ainda, que o Ministério da Agricultura precisa de um “choque de gestão”, que permita travar a discricionaridade da Administração.

O CEO da Espaço Visual propôs, também, que fosse constituída uma “task force” de consultores para ajudar a elaborar o PEPAC — Programa Estratégico da PAC, onde serão definida os montantes comunitários de apoio à agricultura portuguesa e as correspondentes prioridades políticas.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Novos Desafios da Agricultura - Ministra da Agricultura e Joaquim Pedro Torres em debate
Próximo Município de Boticas combate vespa da galha do castanheiro com largadas biológicas

Artigos relacionados

Eventos

XVI Congresso Internacional Veterinário Montenegro debate impacto da produção animal na saúde pública – 20 a 22 de fevereiro

A capital ibérica da medicina veterinária – Santa Maria da Feira – prepara-se para receber nos próximos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro, […]

Cotações PT

Cotações – Azeite e Azeitona – Informação Semanal – 28 Outubro a 3 Novembro 2019

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas
Azeitona de mesa
Foi dada por encerrada a campanha 2019-2020 de comercialização na área de mercado Algarve, […]

Últimas

Smurfit Kappa apresenta nova gama de embalagem sustentável para bebidas

A Smurfit Kappa, líder do sector de embalagens de papel e cartão canelado, apresentou uma nova gama de soluções que substituirá […]