Conselho de Estado discute os próximos fundos europeus esta sexta-feira

Conselho de Estado discute os próximos fundos europeus esta sexta-feira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para sexta-feira, 19 de janeiro, uma reunião do Conselho de Estado, com o tema Portugal pós-2020 na agenda, disse à Lusa fonte oficial esta segunda-feira. Este é um dos temas no qual o executivo do PS pretende negociar um consenso com o PSD.

A mesma fonte oficial da Presidência da República adiantou que esta reunião sobre o quadro financeiro que se seguirá ao Portugal 2020 está marcada para as 15h, no Palácio de Belém, em Lisboa.

No primeiro semestre de 2018 é muito importante que o país alinhe o mais possível as suas prioridades estratégicas, porque as negociações já sustentadas em propostas mais concretas da Comissão Europeia sobre o próximo quadro financeiro plurianual devem ser apresentadas no final do primeiro semestre de 2018”, acrescentou o responsável pela pasta dos fundos comunitários, assinalando na altura que o tema teria de ser debatido em breve. Pedro Marques argumentava que os investimentos têm de ser “para a década e não apostas circunstanciais deste ou daquele Governo”.

Já em setembro do ano passado o Governo tinha dedicado um Conselho de Ministros ao Portugal 2030. Desse encontro resultou um documento que, segundo Pedro Marques, “é de abertura de debate (…) é um documento base, com que o Governo abre e não fecha a reflexão”. António Costa também tinha ido na mesma linha ao referir que o Portugal pós-2020 pede a “maior legitimação política possível”. Ou seja, com uma maioria de dois terços no Parlamento. Já este ano o ministro do Planeamento e das Infraestruturas apontou que os fundos comunitários para 2030 têm de servir para mudar as políticas da floresta no sul da Europa.

Esta será a primeira reunião do Conselho de Estado em 2018 e é a oitava convocada por Marcelo Rebelo de Sousa, que imprimiu um ritmo trimestral às reuniões do seu órgão político de consulta, desde que tomou posse, em março de 2016.

 

Comente este artigo
Anterior Incêndios: Governo alterou regime de apoios para abranger mais territórios e projetos
Próximo Manual CoC - Fileira da cortiça

Artigos relacionados

Nacional

Investigadores criam estratégias para impulsionar adesão à vacinação por parte de produtores pecuários de países pobres

[Fonte: Vida Rural]

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Melbourne publicou um estudo que apresenta um conjunto de estratégias para melhorar a adoção da vacinação por parte dos produtores pecuários nos países mais pobres. De acordo com os cientistas, […]

Comunicados

CAP e Pingo Doce renovam compromisso de pagamento aos produtores por mais 36 meses

O Pingo Doce vai prolongar por mais 36 meses a medida extraordinária, criada em 2012, de antecipação de pagamento aos produtores nacionais para uma média de 10 dias. […]

Nacional

Rui Rio afirma que houve descoordenação no combate em Vila de Rei, Mação e Sertã

[Fonte: SAPO 24]

“Houve uma assinalável desorganização no combate ao incêndio, quando eu pensava e todos pensavam e o ministro da Administração Interna tem dito que está tudo melhor desde os incêndios de 2017. As coisas poderão estar melhor, mas estão muito longe de estarem como deveriam estar”, […]