Nos dias 5 e 6 de junho, a Porbatata esteve presente no Congresso Europatat 2023 em Gdansk, Polónia, em representação de toda a fileira da batata portuguesa.
Agradecemos a todos os associados e parceiros da Porbatata, pois é muito importante que nos possamos fazer representar como país a nível europeu, seja pelo acesso a informação a ser trabalhada no seio na comissão europeia ou pela pelo networking estabelecido com entidades e empresas do sector da batata de vários pontos do mundo
Sob o lema “A paisagem geopolítica em mudança e o futuro do comércio de batata”, a primeira edição polaca do evento anual da Europatat centrou-se no impacto da atual geopolítico para o comércio agroalimentar internacional e no efeito dos objetivos do Green Deal da UE e novas tendências de consumo para o setor da batata dentro e fora da Europa.
Com mais de 100 participantes de mais de 14 diferentes países europeus e não europeus, o Congresso Europatat 2023, coorganizado pela Europatat e pela Federação Polaca da Batata, consistiu em dois dias de reuniões internas, uma conferência pública e Jantar de Gala, uma visita à Farm Frites Poland e à destilaria Podole Wielkie.
Na segunda-feira, 5 de junho, os membros da Europatat reviram as diferentes atividades da associação durante as reuniões de suas cinco Comissões (batata de consumo, batata de semente, sustentabilidade, questões técnicas e regulatórias e RUCIP). Oradores externos, como Cedric Porter, do World Potato Markets, e Albert Schirring, da Bayer, apresentaram os dados mais recentes do mercado de batatas e os resultados de um estudo sobre glicoalcalóides, respectivamente. Outros tópicos abordados durante o dia foram relacionados a mercados de exportação, wireworms (alfinetes), requisitos de qualidade, embalagens, reivindicações verdes, entre muitos outros.
Na terça-feira, 6 de junho, a conferência pública do Congresso Europatat foi precedida pela reunião anual da Assembleia Geral da associação. Os membros da Europatat também tiveram a oportunidade de ouvir o orador convidado Blair Richardson, CEO da Potatoes USA, como o setor da batata está organizado nos Estados Unidos da América e o trabalho de pesquisa e promoção nutricional que esta a ser feito pela Alliance for Potato Research & Education (APRE) e Potatoes USA.
Krzysztof Ciecióra, Subsecretário de Estado do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Polónia, abriu a sessão pública sublinhando a importância da batata “para milhões de pessoas em todo o mundo” e o papel do sector europeu e polaco nessa tarefa. Nesse sentido, Tomasz Bieńkowski, Presidente da Federação Polaca da Batata, destacou que a Polónia é atualmente “o segundo maior produtor de batata da UE e a indústria da batata tem uma quota significativa na produção alimentar polaca, cujo volume de negócios anual atinge vários biliões de zlotys. ”
Tigran Richter, presidente da Europatat, também destacou a importância do mercado polonês de batatas.
O desenrolar do Congresso foi seguido pelo discurso do especialista em alimentos e chef Grzegorz Łapanowski, que fez uma apresentação inspiradora sobre o potencial da batata em relação às novas tendências de consumo, como comida local, dietas à base de plantas, desperdício zero, “bom e rápido”, ou comida sensual ou espiritual. Para o júri da edição polaca do Top Chef, o setor da batata precisa de mudar na forma de comunicar com os consumidores, “criando uma marca (fazer da batata um produto da moda!), aumentando o conhecimento do consumidor e apostando na qualidade”.
A encerrar o Congresso Europatat 2023, Berta Redondo Benito, Secretária-Geral da Europatat, concluiu que, “em tempos difíceis para o comércio da batata, a comunicação com os consumidores, a sociedade e outras partes da cadeia de abastecimento, bem como a cooperação através de parcerias, são fundamentais para o futuro do setor.”
O Congresso Europatat do próximo ano será em Bruxelas, que, conforme anunciado durante a reunião da Assembleia Geral, terá lugar nos dias 23 e 24 de maio de 2024.
Fonte: Porbatata