Conferência Laranja XXI – 16 de abril

Conferência Laranja XXI – 16 de abril

A 5.ª Mostra Silves Capital da Laranja terá, no dia 16 de fevereiro, mais uma edição da Conferência Laranja XXI, este ano em formato online. Com início marcado para as 15h00, este será um espaço de debate e reflexão sobre os temas que atualmente preocupam os citricultores e colocam desafios a este sector.

Os temas que atualmente preocupam os citricultores e os novos desafios a este sector voltam a estar em debate em mais uma Conferência Laranja XXI. A iniciativa, que integra a 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, terá lugar no próximo dia 16 de abril, pelas 15h00, este ano num formato online, devido à atual crise sanitária.

Presentes na sessão de abertura estarão a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro; o Reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o Presidente da Região Turismo do Algarve, João Fernandes e o Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho.

Às 15h30, Paulo Lourenço, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Património do Município de Silves, abrirá o primeiro painel com o tema “Rota da Laranja – Promoção ou reinvenção de um conceito? Os desafios de um projeto inovador de turismo sustentável e seu contributo para a dinamização e valorização do território”.

“Poda de citrinos: Alguns resultados preliminares do projeto PodaCitrus.”, será o tópico apresentado, seguidamente, por Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, às 15h45. Também pela Universidade do Algarve, Tomás Magalhães, mostrará, às 16h00, as ameaças e medidas de prevenção urgentes da psila africana dos citrinos.

Segue-se um painel apresentado por Celestino Soares, Chefe de Divisão da DRAP Algarve, que, pelas 16h15, abordará o tema “Inimigos de quarentena da cultura dos citrinos. Principais ameaças”. E pelas 16h30, será a vez de se saber mais sobre a “Gestão dos recursos hídricos do Algarve: Desafios no sector Agrícola”, por Paulo Cruz, da APA – ARHAlg.

Por último, Silvino Oliveira, da Frusoal, falará, pelas 16h45, sobre o tema “Sustentabilidade e eficiência hídrica em pomares de citrinos”.

A conferência fechará com um período de Quis RD e debate, às 17h00, no âmbito da temática “A Água e a Agricultura na Região do Algarve – Plano de Eficiência hídrica do Algarve”, que contará com a participação de Pedro Valadas Monteiro (DRAPAlg), Pedro Coelho (APA – ARHAlg), José Núncio (Fenareg) e José Martins de Oliveira (Algarorange).

Relembre-se que destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

→ Inscrição ←

→ Programa ←

Comente este artigo
Anterior Buenas sensaciones en el mercado de ovino
Próximo Agricultores de Castelo Branco considera insuficiente o prolongar do PU até 15 de maio

Artigos relacionados

Notícias inovação

‘Climate-resilient’ wheat may provide sustainable fiber source, promote gut health

Some new crop varieties are bred to be more nutritious. Others are more resilient, bred to tolerate harsher environmental conditions. […]

Notícias PAC pós 2020

Todo listo para que parta la caravana que acampará en las puertas del ministerio de Agricultura en defensa del campo y contra la PAC

Los miembros de APAG Extremadura Asaja ya están ultimando los detalles para llevar a cabo la acampada prevista en las puertas del ministerio de Agricultura para llamar […]

Nacional

Produtos tradicionais podem ajudar economias rurais, defende investigadora

A venda de artigos típicos e artesanais ou de produtos com denominação de origem protegida, nas lojas das cidades, são contributos essenciais para a revitalização das frágeis economias rurais. Esta […]