Conferência em Constância destaca as plantas nas artes e ofícios do Ribatejo Interior
No próximo dia 19 de março, decorrerá uma conferência no Cineteatro de Constância, que abordará a relação entre as plantas e os ofícios tradicionais. Uma iniciativa promovida pela TAGUS, em colaboração com os municípios de Abrantes, Constância e Sardoal.
Com o objetivo de destacar a importância histórica e cultural das plantas nos ofícios tradicionais da região, esta conferência reunirá especialistas de diversas áreas, como as artes, formação, turismo, incutindo o mote da conversa para as múltiplas facetas desta relação simbiótica.
A programação abrangente da conferência incluirá palestras que destacará temas como, as artes e ofícios enquanto produtos turísticos, das plantas às coisas, certificação de produtos tradicionais, artes e ofícios enquanto produtos turísticos, artes e ofícios promovidos pelos GAL, a importância das artes e ofícios tradicionais no turismo do Médio Tejo, o bordado de Castelo Branco e as artes e ofícios tradicionais de Constância, temáticas onde se pretende realçar a influência na expressão artística ao longo dos séculos. Ainda decorrerá uma visita ao Museu dos Rios e das Artes Marítimas e uma demonstração ao vivo do artesanato tradicional moderno.
Este evento gratuito, aberto ao público em geral, oferece uma oportunidade aos participantes de emergirem nas seculares tradições culturais e no vasto património natural da região. As inscrições para a conferência já estão abertas e podem ser feitas através do website da TAGUS ou na página de Facebook do projeto AO.RI Artes e Ofícios do Ribatejo Interior.
Esta conferência promete ser um marco na exploração e celebração da interconexão entre as plantas e as tradições artesanais, reforçando o compromisso da comunidade local com a preservação e valorização do seu património cultural e natural.