Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    unac

    Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

    Novo projeto da Universidade Católica impulsiona transferência de conhecimento nas áreas da Saúde, Agroalimentar e Tecnologias

    Sugal

    Grupo Sugal instala em Benavente a primeira caldeira de biomassa florestal para processamento de tomate na Europa

    Montado de sobro do Alentejo inspira novas histórias de banda desenhada

    Seeds of change: Can Europe’s organic farming shape the future of food?

    veracruz

    Amêndoas portuguesas do Grupo Veracruz chegam à linha Os Originais

    BPI

    BPI lança a 14ª edição do Prémio Nacional de Agricultura na Agroglobal

    Tavira celebrou a XI Feira da Dieta Mediterrânica com ciência, inovação e governança alimentar (c Vídeo)

    Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    unac

    Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

    11/09/2025

    Montado de sobro do Alentejo inspira novas histórias de banda desenhada

    11/09/2025

    Seeds of change: Can Europe’s organic farming shape the future of food?

    11/09/2025

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    11/09/2025

    Já se esqueceram? – Miguel Jerónimo

    11/09/2025

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    11/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
    unac

    Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

    Novo projeto da Universidade Católica impulsiona transferência de conhecimento nas áreas da Saúde, Agroalimentar e Tecnologias

    Sugal

    Grupo Sugal instala em Benavente a primeira caldeira de biomassa florestal para processamento de tomate na Europa

    Montado de sobro do Alentejo inspira novas histórias de banda desenhada

    Seeds of change: Can Europe’s organic farming shape the future of food?

    veracruz

    Amêndoas portuguesas do Grupo Veracruz chegam à linha Os Originais

    BPI

    BPI lança a 14ª edição do Prémio Nacional de Agricultura na Agroglobal

    Tavira celebrou a XI Feira da Dieta Mediterrânica com ciência, inovação e governança alimentar (c Vídeo)

    Jaime Piçarra Vence Prémio Alumni 2024 na Agroglobal

  • Opinião
    luis caixinhas

    O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

    Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

    filipe charters de azevedo

    Para onde vai o dinheiro da PAC?

    Trazer a agricultura para os Paços do Concelho

    Dalila Vieira

    Algas à Mesa: O Futuro Sustentável da Alimentação?

    luis caixinhas

    As marcas das feiras: registar para proteger

    O Futuro da Agricultura: Um Desafio Geracional e uma Oportunidade para Portugal

    O coelho-bravo e o LIFE Iberconejo: um modelo de conservação e colaboração que não pode parar

    José Martino

    Cegos e anestesiados!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    unac

    Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

    11/09/2025

    Montado de sobro do Alentejo inspira novas histórias de banda desenhada

    11/09/2025

    Seeds of change: Can Europe’s organic farming shape the future of food?

    11/09/2025

    Coruche assina protocolo para reforçar investigação e gestão do montado e da cortiça

    11/09/2025

    Já se esqueceram? – Miguel Jerónimo

    11/09/2025

    Agricultura pode perder até 510 ME com decisão de Bruxelas – Estudo

    11/09/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Cristina Nobre Soares

Comunicar a feijões

por Cristina Nobre Soares
01-12-2024 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Ao longo de todos estes anos, que tenho trabalhado em comunicação de agricultura e floresta, há algo que me continua a intrigar muitíssimo:

O facto de um agricultor ser capaz de esperar anos para que o pomar que instalou dê fruta, ou que um produtor florestal seja capaz de esperar ainda mais pela madeira do seu povoamento. Mas depois nem um nem outro se mostram disponíveis para esperar pelo retorno de uma boa estratégia de comunicação.

Talvez, digo eu, porque vejam o pomar ou povoamento como um investimento e olhem para a comunicação apenas como um gasto. Gasto, esse, que em muitos casos, até consideram supérfluo, algo que são obrigados a fazer, seja pela última alínea do projeto de financiamento assim o exigir, seja “porque agora toda a gente fala em comunicação”. Efetivamente, ninguém estará para esperar pelo retorno a médio e a longo prazo de um gasto supérfluo, daqueles que se fazem só quando sobra dinheiro, como por exemplo, ir ao cinema e jantar fora. Convém que o retorno do filme e da refeição se traduza numa satisfação imediata.

Para além disso, quando apenas gastamos, em vez de investirmos, evitamos ao máximo correr qualquer tipo de risco. Se é para deitar dinheiro fora com esta modernice da comunicação, que seja por algo de valor seguro, algo que já tenhamos visto em algum lado, que o vizinho já tenha feito. Mesmo que o vizinho tenha uma vinha e nós, um pomar. Nem pensar em arriscar fazer algo diferente e original, que isso soa logo a “perder dinheiro”.

Só arriscamos quando investimos, porque aí sabemos o que e quanto o dinheiro que lá pusemos nos pode devolver. E como sabemos isso até ficamos dispostos depositar os euros, que nos custaram tanto a ganhar, em novas tecnologias, consultores bem pagos, pessoal especializado. Mais uma vez, os investimentos são feitos a pensar no futuro. Os gastos, apenas no imediato.

Há muitos anos que tento transmitir que a comunicação, ao contrário do que muitos pensam, especialmente nos setores agrícola e florestal, pode ter retorno financeiro. Quando é bem planeada, relevante e original. E não, não falo de vendas ou de clientes. Falo de construção de marca, de imagem e de reputação. Quanto vale a marca da sua empresa? Quanto vale a reputação dos seus serviços ou produtos?

Fazendo as contas ao contrário, quanto é que a sua empresa já terá perdido por ao longo dos últimos dez, vinte anos não ter investido em comunicação? E quanto é que poderá perder mais se continuar a insistir na ideia de que a comunicação é supérflua?

Pondo isto num contexto bem claro para todos: quanto é que os setores agrícola e florestal já terão perdido, nas últimas décadas, em imagem, em reputação e em marca, por não terem apostado numa boa comunicação?

A comunicação é um investimento, sim. Palpável, mensurável. Mas enquanto continuarmos a comunicar só para dizer que o fizemos, porque nos sobraram uns trocos que dão para pagar aos “miúdos que nos fizeram o site”, enquanto não percebermos para que serve efetivamente a comunicação, é como jogarmos a feijões. É giro para passar a tarde, mas saímos tão pobres do jogo como entrámos. Só que até mesmo a melhor tarde passada a jogar a feijões nos consome tempo.

E tempo é dinheiro. Que o digam o vosso pomar ou povoamento.

Cristina Nobre Soares

Consultora em Comunicação de Ciência

Editora e Redatora na “Cadernos de Campo” (cadernosdecampo.pt)

Comunicar agricultura: dois mais dois são quatro? – Cristina Nobre Soares

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Faça Chuva Faça Sol – T8 Ep.36

Próxima Publicação

Estado das barragens em Portugal em novembro de 2024: desafios e oportunidades na gestão hídrica

Artigos Relacionados

Últimas

Live: Investimento em regadio: O que há de novo?

11/09/2025
unac
Últimas

Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

11/09/2025
Últimas

Novo projeto da Universidade Católica impulsiona transferência de conhecimento nas áreas da Saúde, Agroalimentar e Tecnologias

11/09/2025
Próxima Publicação

Estado das barragens em Portugal em novembro de 2024: desafios e oportunidades na gestão hídrica

Opinião

luis caixinhas
Últimas

O uso sério das marcas registadas: uma obrigação legal e estratégica no setor agroalimentar

por Luís Caixinhas
07/09/2025

Ler mais
Últimas

Agricultura à Deriva: Porque Insistem em Governar o Campo Desde o Gabinete?

por António Bonito
17/08/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

unac

Dados do 1º semestre confirmam resiliência do mercado da cortiça

11/09/2025

Novo projeto da Universidade Católica impulsiona transferência de conhecimento nas áreas da Saúde, Agroalimentar e Tecnologias

11/09/2025

Temas em destaque

Candidaturas PU PAC pós 2027 Água que Une

Eventos

Setembro 2025
STQQSSD
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30      
« Ago   Out »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.