Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Newsletters
Agroportal
  • Login
  • Registar
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Cultivo da erva-mate no Brasil eleito património agrícola mundial

    Generational renewal in EU agriculture

    GPP

    Oportunidades de financiamento para bioindústrias | candidaturas abertas

    Dezenas de países suspenderam compras de frango ao Brasil devido a gripe aviária

    Fruit Attraction 2025 reaches 90% occupancy and reaffirms its world leadership

    GEOTA quer mais análise de soluções no relatório sobre ordenamento do território

    ICNF

    Reabertura da caça à rola-comum em 2025

    Qual a importância da estratégia “Água que Une” para a produção nacional?

    Federação Agrícola dos Açores

    Jorge Rita marca presença no Fórum das Regiões Ultraperiféricas em Bruxelas “POSEI Agricultura – Desafios e Oportunidades”

  • Opinião
    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Dezenas de países suspenderam compras de frango ao Brasil devido a gripe aviária

    21/05/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Agroportal
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados

    Cultivo da erva-mate no Brasil eleito património agrícola mundial

    Generational renewal in EU agriculture

    GPP

    Oportunidades de financiamento para bioindústrias | candidaturas abertas

    Dezenas de países suspenderam compras de frango ao Brasil devido a gripe aviária

    Fruit Attraction 2025 reaches 90% occupancy and reaffirms its world leadership

    GEOTA quer mais análise de soluções no relatório sobre ordenamento do território

    ICNF

    Reabertura da caça à rola-comum em 2025

    Qual a importância da estratégia “Água que Une” para a produção nacional?

    Federação Agrícola dos Açores

    Jorge Rita marca presença no Fórum das Regiões Ultraperiféricas em Bruxelas “POSEI Agricultura – Desafios e Oportunidades”

  • Opinião
    José Martino

    Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

    Ondina Afonso

    Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

    Produção animal sustentável

    António Lopes Dias

    Sensibilizar, reciclar, evoluir: juntos, tornamos os desafios numa oportunidade para proteger o futuro do planeta

    Jose Mesquita Milheiro

    Investimentos nas explorações agrícolas – Urgências e desafios

    Semear futuro

    Ricardo Dinis

    Solos que defendem: a importância da vida subterrânea na resiliência do montado

    José Palha

    Juntos somos mais fortes!

    José Martino

    +Cereais, não obrigado!

  • Eventos
  • Dossiers

    Dossiers I

    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos

    Dossiers II

    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros

    Últimas

    Dezenas de países suspenderam compras de frango ao Brasil devido a gripe aviária

    21/05/2025

    Cotações – Flores e Folhagens – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Produtos Hortícolas – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Frutos frescos e secos – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Relatório semanal de acompanhamento dos mercados do setor da agricultura – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025

    Cotações – Azeite e Azeitona – 12 a 18 de maio de 2025

    21/05/2025
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
Agroportal
Cristina Nobre Soares

Comunicar a feijões

por Cristina Nobre Soares
01-12-2024 | 07:00
em Últimas, Opinião
Tempo De Leitura: 3 mins
A A
Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterEnviar para o WhatsappEnviar para o TelegramEnviar para o LinkedIn

Ao longo de todos estes anos, que tenho trabalhado em comunicação de agricultura e floresta, há algo que me continua a intrigar muitíssimo:

O facto de um agricultor ser capaz de esperar anos para que o pomar que instalou dê fruta, ou que um produtor florestal seja capaz de esperar ainda mais pela madeira do seu povoamento. Mas depois nem um nem outro se mostram disponíveis para esperar pelo retorno de uma boa estratégia de comunicação.

Talvez, digo eu, porque vejam o pomar ou povoamento como um investimento e olhem para a comunicação apenas como um gasto. Gasto, esse, que em muitos casos, até consideram supérfluo, algo que são obrigados a fazer, seja pela última alínea do projeto de financiamento assim o exigir, seja “porque agora toda a gente fala em comunicação”. Efetivamente, ninguém estará para esperar pelo retorno a médio e a longo prazo de um gasto supérfluo, daqueles que se fazem só quando sobra dinheiro, como por exemplo, ir ao cinema e jantar fora. Convém que o retorno do filme e da refeição se traduza numa satisfação imediata.

Para além disso, quando apenas gastamos, em vez de investirmos, evitamos ao máximo correr qualquer tipo de risco. Se é para deitar dinheiro fora com esta modernice da comunicação, que seja por algo de valor seguro, algo que já tenhamos visto em algum lado, que o vizinho já tenha feito. Mesmo que o vizinho tenha uma vinha e nós, um pomar. Nem pensar em arriscar fazer algo diferente e original, que isso soa logo a “perder dinheiro”.

Só arriscamos quando investimos, porque aí sabemos o que e quanto o dinheiro que lá pusemos nos pode devolver. E como sabemos isso até ficamos dispostos depositar os euros, que nos custaram tanto a ganhar, em novas tecnologias, consultores bem pagos, pessoal especializado. Mais uma vez, os investimentos são feitos a pensar no futuro. Os gastos, apenas no imediato.

Há muitos anos que tento transmitir que a comunicação, ao contrário do que muitos pensam, especialmente nos setores agrícola e florestal, pode ter retorno financeiro. Quando é bem planeada, relevante e original. E não, não falo de vendas ou de clientes. Falo de construção de marca, de imagem e de reputação. Quanto vale a marca da sua empresa? Quanto vale a reputação dos seus serviços ou produtos?

Fazendo as contas ao contrário, quanto é que a sua empresa já terá perdido por ao longo dos últimos dez, vinte anos não ter investido em comunicação? E quanto é que poderá perder mais se continuar a insistir na ideia de que a comunicação é supérflua?

Pondo isto num contexto bem claro para todos: quanto é que os setores agrícola e florestal já terão perdido, nas últimas décadas, em imagem, em reputação e em marca, por não terem apostado numa boa comunicação?

A comunicação é um investimento, sim. Palpável, mensurável. Mas enquanto continuarmos a comunicar só para dizer que o fizemos, porque nos sobraram uns trocos que dão para pagar aos “miúdos que nos fizeram o site”, enquanto não percebermos para que serve efetivamente a comunicação, é como jogarmos a feijões. É giro para passar a tarde, mas saímos tão pobres do jogo como entrámos. Só que até mesmo a melhor tarde passada a jogar a feijões nos consome tempo.

E tempo é dinheiro. Que o digam o vosso pomar ou povoamento.

Cristina Nobre Soares

Consultora em Comunicação de Ciência

Editora e Redatora na “Cadernos de Campo” (cadernosdecampo.pt)

Comunicar agricultura: dois mais dois são quatro? – Cristina Nobre Soares

Imprimir Artigo
Publicação Anterior

Faça Chuva Faça Sol – T8 Ep.36

Próxima Publicação

Estado das barragens em Portugal em novembro de 2024: desafios e oportunidades na gestão hídrica

Artigos Relacionados

José Martino
Últimas

Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

21/05/2025
Internacional

Cultivo da erva-mate no Brasil eleito património agrícola mundial

21/05/2025
Últimas

Feira Nacional de Olivicultura e Congresso Nacional do Azeite – 22 a 25 de maio – Campo Maior

21/05/2025
Próxima Publicação

Estado das barragens em Portugal em novembro de 2024: desafios e oportunidades na gestão hídrica

Opinião

José Martino
Últimas

Do Mito da Autossuficiência a uma Nova PAC

por José Martino
21/05/2025

Ler mais
Ondina Afonso
Últimas

Made in Portugal: a sustentabilidade e qualidade da produção nacional como pilar do futuro do país

por Ondina Afonso
18/05/2025

Ler mais

Subscrever as nossas newsletteres

Subscrever as nossas Newsletters Agroportal

Verifique na sua caixa de correio ou na pasta de spam para confirmar a sua subscrição.

Comunicados

GPP

Oportunidades de financiamento para bioindústrias | candidaturas abertas

21/05/2025
ICNF

Reabertura da caça à rola-comum em 2025

21/05/2025

Temas em destaque

Água que Une

Eventos

Maio 2025
STQQSSD
    1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  
« Abr   Jun »
Advertisement

Sobre Nós

O Agroportal.pt é uma plataforma de informação digital que reúne a informação relevante sobre agricultura. Tem um foco na Política Agrícola Comum e a sua aplicação em Portugal.

Menu

  • Quem somos
  • Relatórios anuais
  • Envie-nos informação
  • Publicidade
  • Newsletters
  • Estatuto Editorial
  • Ficha técnica
  • Proteção de Dados Pessoais
  • Disclaimer
Facebook twitter Circle Instagram Rss Feed

© Agroportal. All Rights reserved.

  • Login
  • Registar
Sem Resultado
Ver Todos Os Resultados
  • Sugeridas
  • Notícias
    • Nacional
    • Internacional
    • Comunicados
  • Opinião
  • Eventos
  • Dossiers
    • Agricultura Biológica
    • Apoios
    • Artigos Técnicos
    • Biossoluções
    • Cadeia Alimentar
    • Fertilizantes
    • Financiamento
    • Fitofarmacêuticos
    • Florestas
    • Futuro da PAC
    • Inovação
    • Mercados e Cotações agrícolas
    • Newsletters e Revistas
    • Recomendações Agroflorestais
    • Seguros agrícolas
  • Serviços
    • Diretório
    • Emprego
    • Máquinas Agrícolas
    • Meteorologia
    • Terrenos Agrícolas
    • Arquivo Agroportal

© Agroportal. All Rights reserved.

Bem-Vindo De Volta!

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu-se da senha? Registar

Criar Uma Nova Conta!

Preencha os campos abaixo para se registar

* Ao se registar-se no nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a Política de Privacidade .
Todos os campos são necessários. Entrar

Obter a sua senha

Indique por favor o seu nome de utilizador ou endereço de E-mail para repor a sua senha.

Entrar
Este site usa cookies. Ao continuar a utilizar este site, está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite a nossa Política de Protecção de dados e Cookies.