Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia (CE) publicou, a tão esperada, Comunicação sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais até 2040.

Este documento identifica os desafios e preocupações que as zonas rurais enfrentam, e destaca algumas das oportunidades mais promissoras para estas regiões. Com base na previsão e diversas consultas aos cidadãos e a outros atores das áreas rurais, a Visão propõe um Pacto Rural e um Plano de Ação Rural, que visam tornar as áreas rurais mais fortes, interligadas, prósperas e resistentes, para promover o bem-estar para todos os que nela vivem.

O Pacto Rural mobilizará as Autoridades Públicas, e as partes interessadas para agir sobre as necessidades e aspirações dos habitantes das zonas rurais.

O Plano de Ação Rural da UE que o acompanha será articulado em torno de iniciativas emblemáticas relacionadas com: i) criação de um ecossistema de inovação; ii) promoção de ligações de transporte sustentáveis e digitalização; iii) apoio à diversificação económica.

Os resultados e conclusões do projeto H2020 SHERPA foram considerados e relatados à Comunicação, em particular, o Discussion Paper e Position Paper do SHERPA sobre a Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais, com contribuições de 20 plataformas Multi-Ator (MAPs), compostos por representantes da política-ciência-Sociedade.

A CONSULAI é parceira do projeto SHERPA e coordenou os trabalhos do MAP RURAL_PT, centrado na região Centro, e que contou com a participação de um valioso grupo de trabalho e de importantes contributos para esta discussão.

O artigo foi publicado originalmente em Consulai.

Comente este artigo
Anterior Lei que proibia armadilhas para aves rejeitada no parlamento
Próximo José Miguel Pereira é o novo Coordenador do Centro de Estudos Florestais

Artigos relacionados

Nacional

António Ventura anuncia criação do perímetro do ordenamento agrário na Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou esta quinta-feira que o Executivo açoriano tem o compromisso com a ilha Graciosa de criar […]

Nacional

Pequenos agricultores afetados pelo ciclone Idai com apoio de 646 mil euros da Áustria

A Agência de Desenvolvimento da Áustria disponibilizou 45,5 milhões de meticais (646 mil euros) para pequenos agricultores afetados pelo ciclone Idai em Moçambique, […]

Notícias cadeia alimentar

10º Colóquio Nacional do Milho debate megatendências no setor agroalimentar até 2050

As megatendências agroalimentares e a resposta política da Europa aos desafios inerentes vão estar em debate no 10º Colóquio Nacional do […]