Ciclo de conferências com participação de especialistas dedicado à sustentabilidade da agricultura nas suas vertentes ambiental, social e económica
O Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango, maior organização portuguesa de produtores da fileira das frutas e legumes, em volume de negócios, promovem na próxima semana – no dia 31 de março, pelas 16h00 a segunda sessão do Ciclo quatro Conferências dedicadas ao tema “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir”.
“Competitividade Alimentar e Equilíbrio na Cadeia de Valor” é o tema desta segunda conferência que colocará em debate temas como o mercado europeu para o setor agroalimentar, o regadio como fator de competitividade da agricultura, a competitividade da agricultura europeia no contexto global, a relevância de uma política fiscal inteligente para o cumprimento dos objetivos estabelecidos no Pacto Ecológico Europeu, a importância de apoiar os rendimentos e a resiliência das explorações agrícolas viáveis em toda a Europa, de modo a reforçar a segurança alimentar, e a economia circular e a sua relação com o combate ao desperdício alimentar.
A sessão contará com a participação de Filipe Santos, professor de Empreendedorismo Social e Diretor da Universidade Católica Portuguesa, como keynote speaker, e de Pierre Silva, Diretor de Compras de Frutas, Vegetais, Flores e Plantas Ornamentais do Lidl Portugal, que apresentará um caso de estudo sobre a temática da conferência.
Do programa consta ainda uma mesa-redonda que reunirá Carlos Nunes Pinto, diretor da Direção Comercial da AICEP, Daniel Soares, marketing export manager da Interfel, Russell Allwell, Senior Vice President, Managing Director Driscoll’s EMEA e de João Confraria, professor da Universidade Católica Portuguesa. Luis Medeiros Vieira, ex-secretário de Estado da Agricultura assumirá o comentário e análise a toda a sessão.
A conferência decorrerá em contexto digital e para participar bastará aceder ao site do Jornal Económico em www.jornaleconomico.pt.
Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir
O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” versará sobre os temas associados à excelência da Agricultura Portuguesa no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia e pretende reunir especialistas nacionais e internacionais num debate plural e aberto sobre a inovação e transição digital e a sustentabilidade da agricultura nas vertentes ambiental social e económica.
O contexto criado pelo Pacto Ecológico Europeu e pela Estratégia do Prado ao Prato consubstancia a oportunidade destes encontros que têm como objetivo participar na construção de caminhos e soluções que façam da Presidência Portuguesa um marco importante na Política Agrícola Comum.
Estas conferências pretendem ser um espaço de reflexão, debate e apresentação de boas práticas que evidenciem o papel que Portugal pode desempenhar no contexto europeu, servindo ainda como apoio à orientação dos processos de decisão e ação, por parte dos poderes públicos e da iniciativa privada, rumo a uma Europa mais verde, mais resiliente e mais preparada.
Como potenciar a Economia do agroalimentar compatibilizando todos os valores e condicionantes envolvidos e como usar a inovação e a tecnologia para mais produção, com menos impacto e uso de recursos, de forma estável e previsível, permitindo a realização de investimentos e atração de capital estrangeiro são algumas das questões para as quais esta iniciativa pretende encontrar respostas.
A pertinência deste tema e a intenção de construir um legado da Presidência Portuguesa sobre a visão do agroalimentar para o futuro levou ainda a que a Universidade Católica Portuguesa e a Lusomorango estejam a desenvolver esforços no sentido de dar continuidade a estas iniciativas nos países que, a seguir a Portugal, assumirão a presidência da União Europeia, nomeadamente, na Eslovénia e na França.
O Ciclo de Conferências “Visão Estratégica para o Agroalimentar – Conhecer para decidir, Planear para agir” é uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Lusomorango, em parceria institucional com a CAP, PortugalFoods, Portugal Fresh, COTHN e AHSA, com o apoio do Millenium BCP e a parceria de media com o Jornal Económico.