Como prevenir a Doença Respiratória Bovina (BRD) em bovinos?

Como prevenir a Doença Respiratória Bovina (BRD) em bovinos?

A Doença Respiratória Bovina (BRD) é o termo usado para qual doença que afete o trato respiratório superior (ex: bronquite, rinite, traqueíte) ou inferior (ex: pneumonia) dos vitelos.

Trata-se de um complexo de doenças originadas por 3 fatores: stresse, infeções por vírus ou bacterias. Em geral, afeta dos vitelos nas primeiras 4 semanas após o desmame e pode ser fatal.

Sintomas de BRD:

• Orelhas caídas;
• Febre;
• Estado letárgico;
• Falta de apetite;
• Respiração acelerada;
• Tosse;
• Corrimento nasal abundante ou com vestígios de sangue.

Prevenção:

1. Reduzir o stress
Em muitos casos os vitelos fazem uma longa e extenuante viagem até chegar à exploração da engorda, por isso é essencial reduzir o stresse dos animais à chegada. Receba-os num ambiente limpo, arejado e com o mínimo de sobrelotação. Tenha em atenção as condições meteorológicas adversas (excesso de calor, frio, chuva, etc.) e prepare camas limpas e confortáveis para que os animais descansem. Evite fatores de stresse como gritos, ruído excessivo ou uso de estímulos elétricos. Estando confortáveis os vitelos reduzem os níveis de stresse, tornando-os menos vulneráveis à BRD e outras doenças.


2. Alimentação equilibrada e frequente
Há 3 aspetos-chave para prevenir a BRD através da alimentação. Quando os vitelos chegam deve dar-lhes água para resolver problemas de desidratação que possam ter ocorrido durante o transporte. Em segundo lugar opte por dar alimentos altamente palatáveis e ricos em nutrientes, sobretudo durante os primeiros quatro a cinco dias. Em terceiro lugar, os micronutrientes têm um papel fundamental na saúde e crescimento dos animais, ajudando a prevenir a BRD. Os suplementos alimentares da Alltech, como o Bio-Mos, podem ajudar a melhorar a saúde intestinal, enquanto o Bioplex e o Sel-Plex fornecem os minerais orgânicos de que os animais necessitam. O efeito benéfico destes produtos em programas de prevenção de BRD está comprovado por estudos científicos independentes.


3. Programa de vacinação
Estabeleça um programa de vacinação adequado com o seu veterinário para prevenir surtos de BRD e no momento da compra prefira animais que tenham sido previamente vacinados até 45 dias antes do desmame e novamente antes do envio para engorda.


4. Esteja atento a eventuais sintomas da BRD
Monitorize os animais várias vezes ao dia, nomeadamente medindo a temperatura corporal, para descobrir eventuais sintomas da doença. Pode haver um intervalo de 3 a 5 dias entre o momento em que o vitelo começa a sentir os sintomas da BRD e o momento em que esses sintomas se tornam visíveis. O diagnóstico precoce evita custos acrescidos com o tratamento da doença.
Há novas tecnologias que ajudam a monitorizar o estado de saúde dos animais e a prevenir a BRD, algumas ainda em testes, tais como cotonetes de deteção precoce, drones, brincos inteligentes, câmaras de reconhecimento facial, entre outras, que no futuro vão facilitar a gestão da saúde e bem-estar dos animais.
A melhor defesa contra o BRD é um bom ataque. Ao implementar estas estratégias preventivas aumenta a probabilidade de engordar animais saudáveis e rentáveis.

Texto adaptado do artigo redigido por Brian Lawless, Brand Manager Alltech North America.

Mais informação.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior XX Jornadas da Associação Portuguesa de Buiatria - 8 e 9 de novembro - Évora
Próximo Produção de Alimentos e Sustentabilidade Ambiental: um desafio crescente para a ciência - Manuel Chaveiro Soares

Artigos relacionados

Dossiers

La agricultura española se juega más de 45.000 millones/€ en el marco financiero 2021-2027

Miguel Blanco, secretario General de COAG
La COAG ha reclamado que se refuercen los fondos de la Política Agraria Común (PAC) para garantizar la seguridad alimentaria de los ciudadanos europeos. […]

Nacional

Acordo de Comércio UE-Singapura entra em vigor a 21 de Novembro. Agroalimentar sai beneficiado

Os Estados-membros da UE aprovaram o acordo comercial entre a UE e Singapura. Quer isto dizer que o acordo entrará em vigor já […]