Como prevenir a Doença Respiratória Bovina (BRD) em bovinos?

Como prevenir a Doença Respiratória Bovina (BRD) em bovinos?

[Fonte: Voz do Campo]

A Doença Respiratória Bovina (BRD) é o termo usado para qual doença que afete o trato respiratório superior (ex: bronquite, rinite, traqueíte) ou inferior (ex: pneumonia) dos vitelos.

Trata-se de um complexo de doenças originadas por 3 fatores: stresse, infeções por vírus ou bacterias. Em geral, afeta dos vitelos nas primeiras 4 semanas após o desmame e pode ser fatal.

Sintomas de BRD:

• Orelhas caídas;
• Febre;
• Estado letárgico;
• Falta de apetite;
• Respiração acelerada;
• Tosse;
• Corrimento nasal abundante ou com vestígios de sangue.

Prevenção:

1. Reduzir o stress
Em muitos casos os vitelos fazem uma longa e extenuante viagem até chegar à exploração da engorda, por isso é essencial reduzir o stresse dos animais à chegada. Receba-os num ambiente limpo, arejado e com o mínimo de sobrelotação. Tenha em atenção as condições meteorológicas adversas (excesso de calor, frio, chuva, etc.) e prepare camas limpas e confortáveis para que os animais descansem. Evite fatores de stresse como gritos, ruído excessivo ou uso de estímulos elétricos. Estando confortáveis os vitelos reduzem os níveis de stresse, tornando-os menos vulneráveis à BRD e outras doenças.


2. Alimentação equilibrada e frequente
Há 3 aspetos-chave para prevenir a BRD através da alimentação. Quando os vitelos chegam deve dar-lhes água para resolver problemas de desidratação que possam ter ocorrido durante o transporte. Em segundo lugar opte por dar alimentos altamente palatáveis e ricos em nutrientes, sobretudo durante os primeiros quatro a cinco dias. Em terceiro lugar, os micronutrientes têm um papel fundamental na saúde e crescimento dos animais, ajudando a prevenir a BRD. Os suplementos alimentares da Alltech, como o Bio-Mos, podem ajudar a melhorar a saúde intestinal, enquanto o Bioplex e o Sel-Plex fornecem os minerais orgânicos de que os animais necessitam. O efeito benéfico destes produtos em programas de prevenção de BRD está comprovado por estudos científicos independentes.


3. Programa de vacinação
Estabeleça um programa de vacinação adequado com o seu veterinário para prevenir surtos de BRD e no momento da compra prefira animais que tenham sido previamente vacinados até 45 dias antes do desmame e novamente antes do envio para engorda.


4. Esteja atento a eventuais sintomas da BRD
Monitorize os animais várias vezes ao dia, nomeadamente medindo a temperatura corporal, para descobrir eventuais sintomas da doença. Pode haver um intervalo de 3 a 5 dias entre o momento em que o vitelo começa a sentir os sintomas da BRD e o momento em que esses sintomas se tornam visíveis. O diagnóstico precoce evita custos acrescidos com o tratamento da doença.
Há novas tecnologias que ajudam a monitorizar o estado de saúde dos animais e a prevenir a BRD, algumas ainda em testes, tais como cotonetes de deteção precoce, drones, brincos inteligentes, câmaras de reconhecimento facial, entre outras, que no futuro vão facilitar a gestão da saúde e bem-estar dos animais.
A melhor defesa contra o BRD é um bom ataque. Ao implementar estas estratégias preventivas aumenta a probabilidade de engordar animais saudáveis e rentáveis.

Texto adaptado do artigo redigido por Brian Lawless, Brand Manager Alltech North America.

Mais informação.

Comente este artigo

O artigo Como prevenir a Doença Respiratória Bovina (BRD) em bovinos? foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior XX Jornadas da Associação Portuguesa de Buiatria - 8 e 9 de novembro - Évora
Próximo Produção de Alimentos e Sustentabilidade Ambiental: um desafio crescente para a ciência - Manuel Chaveiro Soares

Artigos relacionados

Últimas

Feira do Alvarinho em Monção espera milhares de visitantes

[Fonte: O Jornal Económico]

Está a decorrer desde ontem, dia 5 de julho, mais uma edição da ‘Feira do Alvarinho de Monção’, […]

Últimas

Núcleo de Investigação e Desenvolvimento aposta em novos produtos e processos no Vinho Verde

[Fonte: Voz do Campo]

Abrindo mais uma porta no caminho da inovação, o Soalheiro – marca de Alvarinho de Melgaço  […]

Nacional

Agroindústria testa novas soluções para compensar escassez laboral

[Fonte: Vida Rural]
A cerca de 100 quilómetros de Silicon Valley, Salinas é o epicentro das experiências com novas tecnologias no mercado agrícola, […]