Comissão Europeia preparada para aumentar apoios a Portugal para combate aos incêndios

Comissão Europeia preparada para aumentar apoios a Portugal para combate aos incêndios

[Fonte: Vida Rural]

A Comissão Europeia afirmou esta segunda-feira (22 de julho) estar preparada para aumentar os apoios a Portugal para combate aos incêndios caso as autoridades nacionais requeiram reforços para fazer face aos fogos que assolam o país.

“A Comissão está a seguir atentamente a situação dos incêndios florestais em Castelo Branco. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados e com os bombeiros que estão a trabalhar em condições muito difíceis”, afirmou a porta-voz adjunta do executivo comunitário, Natasha Bertaud.

De acordo com Natasha Bertaud, o comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, está em contacto com as autoridades portuguesas e já falou com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, transmitindo-lhe que “a União Europeia está preparada para reforçar a assistência [a Portugal], se necessário e solicitado”.

A porta-voz revelou também que, a pedido das autoridades portuguesas, a União Europeia já ativou o sistema de emergência de navegação por satélite Copernicus para produzir mapas das zonas afetadas pelos incêndios que deflagraram no sábado no distrito de Castelo Branco e que se alastraram ao concelho de Mação, em Santarém.

Até à hora de publicação desta notícia, o incêndio em Vila de Rei, em Mação, era o único que ainda estava por controlar, com centenas de operacionais e meios de combate mobilizados. Até agora sabe-se que já foram assistidas 21 pessoas e que existem 10 feridos, na maioria ligeiros.

Comente este artigo

O artigo Comissão Europeia preparada para aumentar apoios a Portugal para combate aos incêndios foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Oferta de emprego - Enólogo
Próximo Em dois dias, duplicou a área ardida desde o início do ano

Artigos relacionados

Nacional

Estudo conclui que o glifosato aumenta em 41% o risco de cancro

[Fonte: Rádio Renascença]
Não é um estudo, é a avaliação (levada a cabo por um grupo de investigadores da Universidade de Washington) de vários estudos anteriores sobre o glifosato, substância química presente na maior parte dos herbicidas vendidos no mundo. […]

Últimas

Indicações Geográficas mais protegidas

[Fonte: Vida Rural]

O Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão chegaram a acordo político sobre as regras que determinam a forma como a União Europeia (UE) funcionará como membro do Ato de Genebra, um tratado multilateral para a proteção das Indicações Geográficas (IG) geridas pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). […]

Últimas

Vitacress investe 4 M€ no aumento da capacidade de produção

[Fonte: Vida Rural]

A Vitacress investiu cerca de 4 milhões de euros em 2018 numa nova linha de produção na sua fábrica, revela o Dinheiro Vivo. De acordo com a publicação, este investimento permite aumentar a capacidade de produção e deverá […]