O deputado à Assembleia da República (AR) Francisco Pimentel frisou hoje que os membros da Comissão de Agricultura e Pescas que visitaram a Região “puderam verificar, no terreno, o desagrado dos agricultores açorianos pela sua exclusão dos apoios extraordinários ao setor, autorizados por Bruxelas”.
No balanço da visita de cinco dias aos Açores, o social-democrata partilhou “uma posição comum de inconformismo e de protesto pela exclusão dos agricultores dos Açores dos auxílios extraordinários do Estado autorizados por Bruxelas para a agricultura portuguesa”, bem como “a sua reivindicação de que passem também a ser contemplados pelos mesmos, dado o peso que o setor tem na economia regional e na produção nacional de leite e de carne”.
“Foi isto que ouvimos e registamos nas reuniões realizadas com a associação dos agricultores do Corvo, com os representantes dos ganaderos e criadores de gado da Terceira, com a direção da Fruter na Terceira, terminando com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA), em São Miguel”, disse Francisco Pimentel.
“Nesta última reunião, o presidente da FAA fundamentou a seriedade e importância da reivindicação do setor, lembrando que os agricultores açorianos também são portugueses, e estão a sofrer de forma particularmente mais gravosa as consequências do conflito com a Ucrânia, no que diz respeito ao agravamento dos custos de produção, nomeadamente dos que resultam dos aumentos dos preços dos transportes”, explicou o parlamentar.
“Foi feito assim um apelo aos deputados da República para que se empenhassem na extensão daqueles apoios financeiros, e estamos a falar de mais de 147 milhões de euros, aos agricultores dos Açores”, avançou Francisco Pimentel.
“A solidariedade, unidade e firmeza de posição entre os mais de dois mil produtores que integram a FAA é total, e não nos pôde deixar indiferentes, até porque concordamos plenamente que não é aceitável nem compreensível qualquer discriminação negativa daqueles [agricultores] em relação aos do continente”, afirmou.
“Na sequência deste apelo, o PSD garantiu o seu particular empenhamento para se obter a ultrapassagem desta situação de bloqueio, que prejudica os agricultores açorianos e que põe em causa a base da sustentabilidade da nossa economia”, acrescentou.
“Assumi esse compromisso pessoalmente, sendo acompanhado pelos demais deputados do PSD da Comissão de Agricultura e Pescas, perante o silêncio dos deputados do PS, uma vez mais sintomático, dada a apatia que têm dedicado aos assuntos que dizem diretamente respeito aos Açores”, disse ainda Francisco Pimentel.
A Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República visitou o arquipélago durante cinco dias, passando pelo Faial, pelas Flores, pelo Corvo, pela Terceira e por São Miguel onde, entre várias audiências, reuniram com o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, com o Presidente do Governo Regional, com o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, com Associações ligadas a ambos os setores e ainda com várias autarquias daquelas cinco ilhas.
O artigo foi publicado originalmente em PSD Açores.