Combate à vespa asiática em Miranda do Corvo

Combate à vespa asiática em Miranda do Corvo

A Câmara Municipal de Miranda do Corvo viu aprovada a candidatura de apoio financeiro para destruição dos ninhos de vespa velutina, também conhecida por asiática, tendo auferido o montante máximo por beneficiário de 10 mil euros.

Esta medida insere-se no eixo de intervenção “Funções ecológicas, sociais e culturais da floresta”, previsto no Regulamento do Fundo Florestal Permanente, e pretende, com este financiamento, apoiar os municípios na tarefa de deteção e destruição dos ninhos e colónias de vespa velutina.

A conhecida vespa asiática é um predador de abelhas e de outros insetos que, ao colocar em risco os recursos apícolas, surge como uma ameaça ao cumprimento pelos espaços florestais, da imprescindível função ecológica e, por consequência, agrícola e económica, que é a polinização das plantas.

Nos últimos anos, a autarquia com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo, tem reunido vários esforços, com o objetivo de erradicar novos focos – prevenindo, assim, a disseminação da espécie a outras áreas menos afetadas – e de diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde e no bem-estar das pessoas, bem como ao nível apícola.

O surgimento de casos de avistamentos de ninhos tem aumentado significativamente, pelo que se torna fundamental o investimento neste tipo de luta. A autarquia pede assim a colaboração da população na identificação dos mesmos, cuja destruição vai impedir o nascimento de centenas de obreiras desta espécie.

Poderão fazê-lo através do contacto com o município, ou ainda, na plataforma online SOS Vespa, para posterior validação da informação pelos serviços SMPC/GTF.

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Comente este artigo
Anterior Açores duplica apoios de incentivos à produção de bovinos cruzados
Próximo Castro Marim adopta medidas estratégicas para diminuição dos consumos de água

Artigos relacionados

Últimas

Webinar: A pastorícia nas estratégias de valorização e gestão integrada dos territórios rurais: desafios e oportunidades – 14 e 15 de maio

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a Agência para a Gestão Integrada dos Fogos Rurais (AGIF), têm o prazer de o […]

Sugeridas

CDS-PP diz que Governo está cada vez mais dependente do PAN

O presidente do CDS-PP afirmou hoje que o partido é a favor da agricultura, pescas e caça, mas alertou que estas atividades estão sob ataque do Governo, que “depende cada vez […]

Nacional

Transição da presidência do Conselho Europeu em curso

Hoje, 17 de Dezembro, teve lugar uma reunião por videoconferência entre a ministra da Agricultura de Portugal, Maria do Céu Antunes, […]