Joaquim Manuel Lopes diz à TSF que a seca “vai ser um berbicacho de todo o tamanho”.
A Confederação Nacional dos Agricultores (CNA) afirma que a seca em Portugal é um problema muito grave e que não se resolve com as medidas anunciadas esta segunda-feira pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Para a CNA, é preciso levar água do Alqueva para outras barragens das zonas mais afetadas do Algarve e do Alentejo.
“Depois de uma pandemia, vem mais uma guerra, vem agora uma seca. Isto vai ser um berbicacho de todo o tamanho. Portanto, é preciso tomar outras medidas, nomeadamente, no caso do Baixo Alentejo e do Algarve, a recarga de barragens como a do Monte da Rocha e Campilhas. Não nos podemos dar ao luxo de ter milhares de hectares por explorar por falta de água e porque ficará eventualmente caro trazer água do Alqueva para estas barragens. É urgente que isso aconteça, que o Alqueva possa ser pivô no abastecimento de algumas destas barragens”, defendeu Joaquim Manuel Lopes à TSF.
O membro da direção da CNA revela que as dificuldades para alimentar os animais já são evidentes e, para resolver isso, são precisos apoios a fundo […]